Quase 570 mil contribuintes ficaram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entregue neste ano, de acordo com a Receita Federal.
Segundo a Receita, 56% dessas declarações estão retidas por omissão de rendimentos, de titular ou dependente. Outros problemas estão relacionados a despesas médicas (14%) e informação sobre a fonte pagadora (12%). No ano passado, 700 mil declarações foram retidas.
Na quinta-feira, a Receita vai liberar, a partir das 9h, a consulta ao último lote da restituição do IRPF 2011. Ao todo serão pagos R$ 255 milhões a 110.525 contribuintes. A Receita informou que pagará a restituição a todos os contribuintes que regularizaram suas pendências até novembro.
Este será o menor lote do ano, pois a maioria dos contribuintes já recebeu a restituição. Os valores serão pagos no dia 15 e ficarão disponíveis no banco por um ano. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone, no número 146.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita Federal.
Veículo: Diário Catarinense
Edição: 9378
Editoria: Economia
Página: 15