Aproximadamente 300 prefeitos reunidos hoje, 4 de dezembro, em Brasília, decidiram apoiar a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF. A decisão foi tomada por unanimidade em assembléia promovida pela manhã pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no auditório do Interlegis.
Prefeitos e presidentes de entidades estaduais de municípios participam da atividade, que integrou a Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM. Santa Catarina esta representada pelo presidente da Federação Catarinense de Municípios, José Milton Scheffer e do diretor executivo, Celso Vedana.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, coordenou o evento e a votação. "Estamos aqui para definir a nossa posição, e essa será a posição da Confederação", disse.
Além do apoio à prorrogação da CPMF, o plenário definiu que exigirá o partilhamento dela por meio de negociação com o governo nos programas da saúde básica. O representante do Comitê de Articulação Federativa (CAF) da Presidência da República, Gilmar Dominici, acompanhou a votação.
Prestígio
Prestigiaram a mobilização pela manhã o senador Augusto Botelho (PT-RR) e os deputados Manoel Júnior (PSB-PB) e Celso Maldaner (PMDB-SC).
À tarde, antes do deslocamento para acompanhar as votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, os participantes debatem a Emenda Constitucional 29, a regulamentação do pagamento de precatórios e a reforma tributária.
Fonte: Agência CNM