AMMVI recebe técnicos de associações microrregionais de todo o Estado

Mais de 60 pessoas participaram da solenidade de abertura do IX Ciclo de Estudos de Auditoria sobre Movimento Econômico, nesta terça-feira (12/02). O evento é uma realização da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí e se estendeu até o dia 14 de fevereiro, na sede da entidade, em Blumenau.

Durante os três dias, assessores, técnicos e representantes da área econômica das 20 Associações de Municípios do Estado discutiram as mudanças e adequações necessárias para este ano no movimento econômico, que serão feitas em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). "A parceria das associações com a SEF é essencial para melhor cumprir a legislação que dispõe sobre o cálculo do valor adicionado" afirma Célio Francisco Simão, economista da AMMVI e coordenador geral do evento.

O economista explica ainda que o Ciclo de Estudos surgiu da necessidade das associações microrregionais melhor estudar e formular novos conceitos sobre a partilha do ICMS da quota parte dos municípios. Além disso, a temática do evento é resultado das dúvidas e conflitos que ocorreram na auditoria das declarações que as empresas efetuaram no ano passado. "Isso foi uma constante em 2007 e objetivamos entender melhor a situação para darmos continuidade ao trabalho neste ano, com mais tranqüilidade" afirma.

O Consultor de Sistema de Modernização da SEF, Ari José Pritsch, complementa que o Ciclo de Estudos é um evento nobre, onde é possível elucidar inúmeras questões sobre a apuração do movimento econômico. Segundo ele, Santa Catarina é comentada por outros Estados e tida como exemplo de apuração transparente e democrática do retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em seu discurso de abertura, o presidente da AMMVI, Olímpio José Tomio, prefeito de Indaial, elogiou a iniciativa da entidade em sediar o IX Ciclo de Estudos e citou que este encontro faz parte da preocupação da Associação em buscar melhorias significativas às administrações municipais. "O bom andamento do movimento econômico é imprescindível para que nossos municípios possam implementar ações e melhorias, bem como proporcionar a ampliação dos serviços aos cidadãos" declara Tomio.

Segundo o prefeito, a AMMVI tem feito um trabalho em todas as áreas da administração pública, envolvendo a saúde, educação, orçamento, contabilidade, tributos, recursos humanos, e tantas outras que são contempladas nos colegiados. "Entendemos que é necessário fortalecer as prefeituras e para isso, a AMMVI aplica também em seu corpo técnico" afirma.

O presidente da AMMVI pontua em seu discurso que o desafio é conseguir uma distribuição de impostos mais justa no Estado e no País, para que os municípios possam ter uma receita mais condizente com suas despesas, uma vez que os municípios arcam com inúmeros programas federais.

Participaram ainda da solenidade de abertura o Gerente Regional da 3ª Gerência da Receita Estadual, Tair Duarte da Silva, o vice-prefeito de Guabiruba, Cesário Martins, secretários e técnicos municipais da AMMVI. O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda, Prefeituras Municipais da AMMVI, Associação de Municípios do Estado e Federação Catarinense de Municípios.

GALERIA DE FOTOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS…

AMMVI apresenta contencioso administrativo aos participantes do IX Ciclo de Estudos (ler notícia

Técnicos do Estado discutem movimento econômico na AMMVI, em Blumenau (ler notícia)

Fonte: Michele Prada / Ascom AMMVI