Cerca de mil participantes, entre eles, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais lotaram o auditório do CentroSul nesta segunda-feira (1º), na solenidade de abertura do VI Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis. No discurso das autoridades foi unânime a importância da realização do Congresso para orientar os novos gestores no planejamento governamental para prevenção de desastres.
O presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba destacou que o Congresso é uma oportunidade de buscar, através da informação e do debate, o conhecimento das noções básicas e necessárias para o desempenho de seus mandatos e programas de governo. "É hora de reconstruir, prestar apoio aos vitimados, planejar as cidades, investir em projetos e ações, estabelecer políticas públicas, reivindicar e inovar na gestão dos municípios para fazer com que Santa Catarina seja um exemplo para o país no que se refere a administração municipal", disse.
O governador do Estado Luiz Henrique da Silveira disse que o governo do Estado atua no gerenciamento da situação de calamidade do Estado de Santa Catarina em quatro etapas são elas: salvar as vidas, abrigar os desalojados, alimentá-los e imunizá-los para evitar uma crise epidemiológica. A segunda etapa consiste na limpeza e desobstrução das ruas. A terceira é a reconstrução da infra-estrutura das cidades. A última é a pesquisa e a investigação dos fenômenos naturais. "Vamos apresentar um laudo de avaliação do fenômeno para subsidiar os prefeitos na concessão de novos alvarás. Esta catástrofe não se repetirá", disse.
O governador Luiz Henrique da Silveira também alertou aos prefeitos para a queda de arrecadação do ICMS no mês de dezembro, uma vez que o Porto de Itajaí foi afetado pela enchente.
O governador realizou a conferência de abertura do Congresso, onde apresentou o Estado de Santa Catarina aos novos gestores, destacando os indicadores nas áreas social, econômica, turismo e infra-estrutura.
Participam da solenidade de abertura o diretor geral e institucional do Grupo RBS SC, Marcos Barboza, deputado estadual Décio Góes, vice-presidente do TCE, conselheiro Wilson Wan Dall, a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Ideli Salvatti, senador Neuto de Conto, o prefeito em exercício de Florianópolis, Dário Berger, prefeito de Ibirubá (RS), Mauri Heinrich, gerente da região Sul da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Júlio Hector Marin e o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto. Além de diversos deputados estaduais e secretários de Estado.
Nesta terça-feira, o Congresso discutirá o planejamento municipal e a prevenção de desastres.
O evento conta com apoio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Eletrosul.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecam