A Universidade Regional de Blumenau (FURB) oficializou um contrato de prestação de serviços com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). O acordo permitirá transferência de conhecimentos com assessoria especializada da Universidade para os municípios, especialmente em relação às questões que envolvem a pandemia do novo coronavírus.
O contrato no valor de 35 mil reais tem a duração de 60 dias, com possibilidade de renovação. A assinatura foi realizada na tarde desta quarta-feira, primeiro de julho, pela reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola e pelo presidente da AMMVI, Matias Kohler e pelo diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck.
O presidente da AMMVI e prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, destacou a importância do contrato, comentando que “neste momento de pandemia, estudos técnicos e científicos são essenciais para subsidiar os gestores públicos na tomada de decisão. A experiência da Universidade e o trabalho especializado vai contribuir significativamente para as análises, as projeções e o desenvolvimento de ações da Comissão de Governança Regional de combate e enfrentamento ao novo coronavírus no Médio Vale do Itajaí.”
Estudos e pareceres técnicos e científicos da área de epidemiologia e infectologia, voltados para a pandemia do novo coronavírus, fazem parte dos serviços acordados. As atividades estarão disponíveis para os municípios associados a AMMVI e CISAMVI.
“Com mais este contrato viabilizado pelo Instituto FURB cumprimos com o papel da FURB em colocar todo o seu potencial de conhecimento a serviço de nossa comunidade, especialmente nesse período difícil de tomada de decisões”, afirmou a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.
O contrato prevê estudos para que a AMMVI e CISAMVI viabilizem aos municípios da região do Vale acompanhamento de normas e orientações com embasamento científico, sobretudo no que diz respeito às problemáticas relativas à crise do coronavírus.
As demandas pautadas pela Comissão de Governança Regional de combate e enfrentamento à Pandemia no Médio Vale do Itajaí serão repassadas para a equipe da Universidade responsável pelos trabalhos. A cada parecer e estudo finalizado haverá apresentação presencial na sede da AMMVI com indicação das medidas sanitárias e de segurança previstas.
Estarão envolvidos no desenvolvimento dos trabalhos seis profissionais da Universidade, especialistas em diferentes áreas. Entre eles o professor da FURB Clóvis Arlindo de Sousa, Doutor em Saúde Pública e Epidemiologia pela Universidade do Estado de São Paulo (USP), que será o coordenador geral das atividades e o também professor e médico Ernani Tiaraju de Santa Helena, Doutor em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), que será o coordenador técnico. Atuam ainda o professor Maiko Rafael Spiess, do Departamento de Ciências Sociais da FURB, doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que será gerente da equipe de apoio e o professor Aurélio Hoppe, de Ciências da Computação, que coordena curso de pós graduação lato sensu (Especialização) em Data Science.
A equipe de apoio será formada por mais três professores da Universidade, o professor e sociólogo Dr. Marcos Mattedi, o pesquisador Dr. Julio Refosco, da Engenharia Florestal e o professor Mauro Marcelo Mattos, da área de Ciências da Computação. Além disso, três estagiários integram o grupo, sendo dois de programas de Mestrado e um de Graduação.
A AMMVI é uma entidade que busca reunir e fortalecer a autonomia dos municípios associados. Entre eles estão os municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó, Indaial, Apiúna, Brusque, Guabiruba, Doutor Pedrinho, Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Botuverá e Rio dos Cedros. Já a CISAMVI é uma instituição pública intermunicipal criada para uma melhor gestão na área da saúde dos municípios associados à AMMVI.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FURB.