Indaial debate saúde ambiental

O município de Indaial foi palco na sexta-feira, 11 de setembro, da primeira Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental. O evento, realizado na Uniasselvi, contemplou nove municípios do Médio Vale do Itajaí: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A conferência mobilizou a comunidade, através das entidades de classe, sobre a importância da formulação de políticas públicas relacionadas ao campo da saúde ambiental. Tais políticas abordarão os fatores socioambientais que interferem na saúde humana, como aglomerações urbanas, poluição, desastres e estresse no trabalho.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Saúde de Gaspar, Francisco Hostins Junior, presidente do Colegiado de Gestão Regional de Secretários de Saúde da AMMVI, salientou a importância da participação ativa da comunidade nos debates, a fim de propor idéias que contribuam para a formulação de políticas públicas compatíveis às necessidades da população.

"Precisamos discutir a saúde ambiental no sentido mais amplo, para que possamos apontar relevantes diretrizes para a conferência estadual" afirma Hostins. Já o primeiro vice-presidente da AMMVI, Jamir Marcelo Schmidt, prefeito de Apiúna, abordou, em seu pronunciamento, a importância do tema para os gestores públicos. "É uma área que requer muito cuidado por tratar da qualidade de vida dos cidadãos, por isso nunca deixaremos de procurar soluções para a saúde pública" ressalta.

Para tratar de saúde ambiental, a palestra de abertura foi ministrada pela assessora de Saneamento Ambiental da AMMVI, Fabiana de Carvalho Rosa, que apresentou de que forma os fatores do ambiente podem interferir na qualidade de vida dos cidadãos.

O evento abriu espaço ainda para discussões relacionadas às ações de saúde ambiental, divididas em três eixos temáticos: Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios e, Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.

Após a discussão os eixos temáticos e apresentação das propostas elencadas pelos grupos, foram eleitos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual de Saúde Ambiental, que acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro.

A etapa estadual será uma prévia para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, entre 15 e 18 de dezembro deste ano, a qual integrará as políticas públicas propostas nas etapas municipais, intermunicipais e estaduais.

Participaram do encontro os prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Ascurra, Moacir Polidoro; Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; Indaial, Sérgio Almir dos Santos; e Timbó, Laércio Schuster Junior.

Lema

As etapas municipais, intermunicipais e estaduais vêm em conformidade com a Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que tem como lema "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" e como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".

Etapas Municipais

A realização das etapas municipais e intermunicipais dos municípios da AMMVI já iniciaram. Indaial sediou o evento na sexta-feira (11). Em Gaspar, a conferência acontece hoje (14/9). Já Brusque, Botuverá e Guabiruba realizam o evento nesta terça-feira (15). E por fim, o município de Blumenau discutirá o tema no dia 25 de setembro.

Clique aqui e veja a programação.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: Michele Prada – Ascom AMMVI.

LEIA TAMBÉM… 

Indaial abriga Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental

Conferência Ambiental segue durante todo dia de hoje em Gaspar