Um público bem representativo esteve presente na 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico de Rodeio, que ocorreu nessa quinta-feira, 1º de outubro, no Centro Cultural do município, das 18h30 às 22h30. O prefeito municipal, Carlos Alberto Pegoretti, abriu a conferência e participou das discussões de grupo. "Temos um grande desafio pela frente e a colaboração da comunidade é muito importante para avançarmos nos serviços de saneamento", ressaltou.
Das 30 pessoas presentes, 11 eram agentes de saúde. As demais representavam secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Turismo, Obras, Contabilidade, Vigilância Epidemiológica, Casan, Epagri, e as associações de bairro Gávea e dos Lagos.
Os quatro delegados elegeram como prioridades de serviços de saneamento para Rodeio a ampliação dos domicílios com fossas e filtros; a contratação de profissionais especializados no que compete às ações de drenagem, bem como o mapeamento das áreas e a proibição de aterros, além da criação de loteamento ecologicamente corretos.
Apontaram ainda a necessidade de que a população rural acesse os serviços de análise de água e que a coleta de lixo nas áreas rurais seja feita duas vezes por semana. Os participantes da Conferência de Rodeio querem que o município invista em campanhas educativas para conscientizar a população a preservar os rios e a água.
As conferências municipais de saneamento estão sendo realizadas pela AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) e pelo Comitê do Itajaí, por meio da equipe do Projeto Piava, e com o apoio das prefeituras.
Fonte: Lourdes Sedlacek, Ascom Comitê do Itajaí.
LEIA TAMBÉM…
Doutor Pedrinho debate saneamento básico
Iniciam as conferências municipais de saneamento básico