Secretários de agricultura debatem avanços no meio rural

Há mais de dois anos discutindo a implantação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Agricultura (Consasc), está reunido na manhã nde hoje (8), no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) para mais uma rodada de discussões sobre as dificuldades de implementar o sistema que objetiva harmonizar a padronizar os procedimentos de inspeção nas diferentes esferas governamentais.

Uma comissão mista formada por secretários de agricultura chegou a ser montada para acelerar a implantação do Suasa nos municípios. Mas, de acordo com o presidente do Conselho, Donato João Noernberg, não se obteve o resultado esperado. O que busca a comissão é garantir mercado interno para os alimentos provenientes da agricultura familiar, gerando mais emprego e renda no meio rural, a partir de medidas de sanidade agropecuária.

O que querem os secretários de agricultura é organizar o sistema e multiplicar projetos que garantam a sanidade dos produtos agropecuários. A reunião desta manhã é exclusiva da diretoria executiva Consasc. Representando a AMMVI, participa da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pomerode, Nilton Provensi Machado, que também é coordenador do Colegiado de Agricultura da Associação.

Fonte: Ascom AMMVI com informações da Amures.