Prefeitos buscam no nordeste exemplo de transporte público

A comitiva da AMMVI, formada pelos prefeitos de Blumenau, Brusque, Gaspar e Timbó, que viajou para a capital pernambucana para conhecer o consórcio de transporte coletivo intermunicipal da região metropolitana da Grande Recife, voltou na sexta-feira com a certeza de que é necessário projetar uma forma mais integrada de circulação das pessoas entre os municípios da microregião. "Não podemos sacrificar uma cidade como Blumenau, que já possui um trânsito complicado, para receber as linhas intermunicipais no centro de sua cidade", disse o prefeito Laércio Schuster Júnior de Timbó.

O consórcio responsável pelo transporte coletivo intermunicipal da Grande Recife gerencia 17 empresas de ônibus, dentro de um plano modelo. "As linhas são acessíveis, em horários acessíveis, com percursos bem definidos que não geram mais transtorno no trânsito das cidades que formam a Grande Recife", destaca o prefeito Laércio. Ainda segundo o prefeito de Timbó o assunto será debatido com mais frequência nas próximas reuniões da AMMVI, com objetivo de viabilizar a implantação de um modelo parecido aqui no Médio Vale, respeitando as peculiaridades locais como relevo e cultura.

Da visita a comitiva trouxe informações sobre a implantação, manutenção e operação do consórcio. O sistema público de passageiros implantado na capital pernambucana é o único do país que garante a integração física e tarifária na utilização de ônibus e outros modais. Liderada pelo Seterb (Serviço Municipal de Trânsito e Transportes) de Blumenau, na comitiva estiveram presentes também vereadores e técnicos municipais, e representantes do Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina (Deter). Mais informações do funcionamento do Consórcio Grande Recife podem ser encontradas no site www.granderecife.pe.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Timbó.