O Vale Europeu, em Santa Catarina se prepara para receber a décima segunda edição da Volta a Santa Catarina em Mountain Bike. A competição será realizada entre os dias 9 e 12 de outubro e terá um total de 197 quilômetros divididos em quatro etapas.
A prova é disputada em 14 categorias, incluindo uma especialmente criada para amadores e três categorias destinadas a duplas. As mulheres correrão todas juntas, numa única categoria. Cada dia de prova terá de 40 a 82 quilômetros pelas estradas interioranas do Circuito Vale Europeu.
O evento é uma realização da Federação Catarinense de Ciclismo com apoio das prefeituras de Pomerode e Timbó, do Consórcio Vale Europeu e da Twins Bike Shop.
Mais informações no site oficial do evento (www.ciclismosc.com.br) ou pelo fone (47) 3422-0137.
Roteiro
No primeiro dia de prova os atletas saem de Pomerode e seguem para Rodeio, a 44,3 quilômetros. No segundo dia, a corrida vai de Rodeio a Doutor Pedrinho, com 46,1 quilômetros, e os atletas passam ao lado de belas cachoeiras.
A terceira etapa será a mais longa, com 81,1 quilômetros, de Doutor Pedrinho a Rio dos Cedros, e os competidores vão passar ao lado de grandes barragens em meio a belas paisagens no alto das montanhas.
A quarta e última etapa será a mais curta, com 26,3 quilômetros, disputada entre Rio dos Cedros e Timbó.
Programação
1ª etapa – 9/10 – Pomerode – Rodeio – 44,3 km
2ª etapa – 10/10 – Rodeio – Doutor Pedrinho – 46,1 km
3ª etapa – 11/10 – Doutor Pedrinho – Palmeiras (Rio dos Cedros) 81,1 km
4ª etapa – 12/10 – Rio dos Cedros – Timbó – 26,3 km
Vale Europeu
O Vale Europeu, cortado pelo Rio Itajaí, oferece muitas atrações turísticas e gastronômicas numa região com 520 mil habitantes. Os municípios do Vale Europeu desenvolveram o primeiro roteiro de cicloturismo do Brasil, com mapas e sinalização especialmente criada para os cicloturistas.
A região tem paisagens belíssimas e riquezas naturais bem preservadas, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas e florestas naturais de araucárias nas partes elevadas. A presença da água é um dos destaques do roteiro, com muitas nascentes, cachoeiras, rios e riachos.
Outro aspecto interessante do Vale Europeu é a marca da cultura européia. A imigração, inicialmente a alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes. Atletas e familiares poderão, por exemplo, observar a arquitetura germânica conhecida como Enxaimel, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana.
Com informações do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.