O Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina – Consasc, vinculado a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), está realizando reunião ordinária referente ao trimestre outubro, novembro e dezembro nesta quinta-feira (11), na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Na ocasião, a AMMVI está representada pelo coordenador do Colegiado de Agricultura da Associação e secretário de Desenvolvimento Rural de Pomerode, Nilton Provensi Machado.
O evento, que conta com a parceria da Amvali e do Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da entidade, foi aberto pelo presidente do Consasc – Valdir Zembruski; pelo coordenador regional do Conselho e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Itaperiú – Marcos Kreich; pelo secretário executivo da Amvali – Alessandro Hansen Vargas; e pelo gerente regional da Epagri – Onévio Antonio Zabot.
A ordem do dia iniciou com a leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior. Após foi realizada a avaliação do 4º Seminário Estadual de Secretários de Agricultura que aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto, em Piratuba/SC. O objetivo do evento foi promover a socialização de experiências que trouxeram resultados positivos aos municípios, desenvolvendo a integração entre os secretários municipais de Agricultura. Na sequência discutiram sobre a realização do Seminário em 2011.
No período da tarde a reunião continua, iniciando com a participação da Febanana (Federação Catarinense dos Bananicultores) abordando a cadeia produtiva da banana do Estado de Santa Catarina; apresentação do Programa SC Rural (Projeto Micro Bacias III); prioridades do Consasc 2011; assuntos dos colegiados regionais e assuntos gerais.
Conforme Machado, coordenador do Colegiado de Agricultura da AMMVI, esta área é de importância fundamental no desenvolvimento socioeconômico da população, na participação do PIB catarinense e na geração de emprego e renda, pois o agronegócio catarinense é responsável por cerca de 60 % das exportações de Santa Catarina.
"Diante desses dados, sem analisar tantos outros que seguem na mesma tendência, é inegável a contribuição que a agricultura familiar presta na geração e distribuição de renda. Por isso da importância de participação efetiva de todos os secretários da pasta, por meio do Consasc, na discussão e busca de soluções que viabilizem a agricultura familiar catarinense" analisa o coordenador.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Amvali.
LEIA TAMBÉM…
Frutas regionais poderão ser incluídas na merenda escolar