De 22 a 24 de março será realizado o XII Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí e a 13ª Semana de Engenharia do CEAB. O evento objetiva divulgar, analisar e discutir o estudo sobre os efeitos cumulativos e sinérgicos das obras propostas pela Defesa Civil de Santa Catarina para a prevenção de desastres hidrológicos na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.
Voltado aos profissionais de engenharia, arquitetura, estudantes, gestores públicos e comunidade em geral, o evento vai apresentar o conjunto das obras estruturais previstas para a Bacia do Rio Itajaí, cujos estudos e projetos foram contratados pela Defesa Civil de Santa Catarina, e compreendem oito barragens de contenção de cheias, dentre elas uma em Botuverá; melhoramento fluvial no Rio Itajaí Açu e em 10 cidades, dentre elas Blumenau, Gaspar, Indaial e Timbó.
Durante o andamento dos processos de licenciamento, foi identificada a necessidade de uma visão integrada da operação dos empreendimentos. Com isso, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Defesa Civil ficaram responsáveis pela elaboração de estudo contendo análise hidrológica integrada da Bacia do Rio Itajaí-Açu, de modo a possibilitar maior segurança e efetividade nas ações.
Diante disso, o Comitê do Itajaí e o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab) propuseram a realização deste Fórum para mobilizar profissionais para discutir os resultados desse estudo, já que o tema é de fundamental relevância para a Bacia do Rio Itajaí, periodicamente assolada por desastres hidrológicos.
Para a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da Amve, Simone Gomes Traleski, o Fórum é uma oportunidade de debate e integração de instituições em busca de soluções compartilhadas para a redução dos riscos de desastres. Esta edição conta com a promoção do Comitê do Itajaí e apoio da Amve e Ceab.
Ascom Amve com informações do Ceab.