O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Saulo Sperotto, prefeito de Caçador, foi eleito por unanimidade o 2 vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A escolha ocorreu hoje (15), pela manhã, em Brasília, durante a última assembleia geral do ano, promovida pela entidade. O mandato segue até 2012.
Mais de mil prefeitos de norte a sul do país compareceram ao evento para discutir as reivindicações municipalistas. O assunto mais aguardado pelos gestores municipais foi a questão dos royalties do pré-sal. A CNM já entregou uma carta ao presidente da República pedindo para que ele não vete o projeto de redistribuição dos royalties de gás e petróleo aos municípios. "Estamos traçando estratégias para que o presidente Lula não vete o projeto, pois os municípios precisam de mais verbas. Este ano está sendo um sufoco para fechar as contas", afirmou.
Segundo Sperotto, temas referentes às finanças municipais, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), educação, saúde e cultura também pautam a mobilização.
Durante a tarde, o presidente da Fecam participa da mobilização dos prefeitos que decidirão os detalhes da próxima Marcha a Brasília, que ocorre no ano que vem.
Com informações da Ascom Fecam.