You are currently viewing Fórum Regional de Defesa Civil recebe gestores públicos, profissionais e estudantes

Fórum Regional de Defesa Civil recebe gestores públicos, profissionais e estudantes

A Defesa Civil dos municípios é responsável por ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. E, para desempenhar um bom trabalho, é necessária uma estrutura mínima de pessoas e equipamentos. Pensando nisso, a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) realizou o 1º Fórum Regional de Proteção e Defesa Civil do Vale Europeu, de 16 a 18 de novembro.

O evento, organizado pelo Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da Amve, contemplou três dias de programação intensa sobre temas relacionados à área e com profissionais renomados. Troca de experiências e exposição de boas práticas estavam presentes em todos os momentos das palestras.

Esta primeira edição foi realizada em três municípios diferentes: Ascurra (dia 16), Brusque (dia 17) e Timbó (dia 18). Foram mais de 200 participantes, dentre eles prefeitos, gestores públicos, profissionais que atuam na Defesa Civil dos municípios, do Estado e também outras regiões, além de servidores públicos de áreas afins, estudantes e comunidade em geral.

A programação contou com temas atuais e que impactam na gestão municipal da Defesa Civil, tais como cidades resilientes, gestão de desastres, mapa de vulnerabilidade, geotecnia, legislações municipais, gerenciamento de abrigos, dentre outros. 

O Fórum Regional teve ainda exposição de acervo histórico de materiais de Defesa Civil, equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar e unidade móvel da Defesa Civil de Santa Catarina. Estes espaços receberam visitação de estudantes das escolas, além do público do evento.

No último dia do Fórum, em Timbó, foi realizado um simulado de evacuação escolar na Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato. A atividade contou com a participação de todos os alunos do período vespertino e corpo técnico da escola. Conforme Fabio Melere, coordenador da Defesa Civil de Timbó, a evacuação total da escola levou 1:38, e a chegada dos bombeiros ao local foi feita em 6:40 minutos. Esta ação foi um demonstrativo do projeto que será elaborado em todas as escolas de Timbó no próximo ano para preparar alunos e professores para situações de anormalidade. 

“Foi um momento ímpar de diálogo, troca de experiências e debate da política pública de proteção e defesa civil. Conseguimos levar o evento para municípios de pequeno e médio porte, contemplando aqueles que não têm ações preventivas anuais e trazendo palestrantes com destaque na área”, destaca a presidente do Colegiado, Ana Janaína Medeiros de Souza, superintendente de Defesa Civil de Gaspar. Segundo ela, a expectativa é realizar a segunda edição do Fórum Regional em 2023.

Michele Prada, Ascom Amve.