"Estamos felizes pela conquista, pois é a concretização de um sonho da comunidade regional e o resultado do trabalho conjunto de lideranças políticas e empresariais". Com esta frase, o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Laércio Schuster Junior, prefeito de Timbó, resume a satisfação dos prefeitos em participar do avanço pela duplicação da BR-470.
Para o prefeito Pedro Celso Zuchi, anfitrião da solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação dos lotes 3 e 4 da BR-470, entre Gaspar e Indaial, realizada na tarde desta quinta-feira (18), a data ficará registrada na história do Vale, pois simboliza anos de mobilização e a união da região em clamor de uma causa comum.
Na ocasião, Zuchi recebeu das mãos da ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, a caneta usada para assinar o documento. Para a ministra, a rodovia é a principal artéria do desenvolvimento de Santa Catarina.
Presente na cerimônia, o ministro dos Transportes César Borges, garantiu que não faltará recursos para a execução da obra e disse ainda que pretende assinar as ordens de serviços dos outros dois trechos – entre Navegantes e Gaspar – até o fim de 2013. Além disso, Borges pediu ao superintendente da empresa Sul Catarinense, José Carlos Portela Nunes, redução no prazo de duplicação da rodovia.
Conforme Portela Nunes, os trabalhos de duplicação da BR-470 começam nesta sexta-feira (19) pelas questões topográficas. A empresa montará dois canteiros de obras, porém as máquinas na pista só serão vistas entre 30 e 60 dias.
Reunido com os demais prefeitos do Médio Vale no evento, o presidente da AMMVI disse que a entidade vai acompanhar a execução e os prazos da duplicação. Segundo ele, é importante que a parte burocrática foi vencida, "agora esperamos que as obras comecem e terminem", disse.
A cerimônia de assinatura terminou com o discurso do governador Raimundo Colombo. "Todos nós temos que comemorar essa grande conquista de toda Santa Catarina", disse. Ao fim do evento, houve um show de fogos na área externa do ginásio Prefeito João dos Santos, que sediou o evento.
Participaram da cerimônia os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, além do secretário executivo da Ammvi.
A obra
A duplicação dos lotes 3 (entre Gaspar e Blumenau) e 4 (entre Blumenau e Indaial) correspondem a 28,3 quilômetros do trecho de 74 quilômetros da BR-470 entre Navegantes e Indaial, por onde circulam aproximadamente 35 mil veículos por dia.
A obra será dividida em quatro lotes que contemplam 26 viadutos, oito pontes, 11 passarelas, 64 quilômetros de vias marginais e 69 quilômetros de ciclovias e calçadas. O investimento de R$ 1,7 bilhão está assegurado na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Veja no anexo o relatório do Dnit sobre a obra.
Ponte do Vale
Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação dos lotes 3 e 4 da BR-470, a ministra Ideli Salvatti anunciou a liberação de R$ 17 milhões para a continuação das obras da Ponte do Vale, construída ao lado do ginásio onde foi realizado o evento. A obra está 60% pronta e deve terminar no final do ano.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Duplicação pode gerar crescimento de 3% no PIB
Mesmo com as obras, risco de acidentes preocupa socorristas
Dnit e empreiteira vão definir cronograma da duplicação
Gaspar prepara palco para largada da obra