As arenas técnicas de Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Educação ocorreram na tarde desta terça-feira, 13 de maio, durante a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Cada área teve 30 minutos para explanar assuntos de interesse dos municípios e sanar dúvidas dos participantes.
O técnico de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertou aos que estavam presentes sobre o financiamento da Saúde e como os municípios devem investir e aplicar os recursos federais destinados à área.
A arena de Assistência Social explicou sobre direitos sociais, o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a manutenção do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Além dos pisos e financiamentos para a Assistência.
Meio Ambiente também teve espaço e o principal assunto foi a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O técnico falou aos participantes sobre a importância do Conselho para exercer as atividades de fiscalização e monitoramento da legislação. Um assunto que foi bem questionado pelos ouvintes da arena foi sobre os prazos para o fechamento dos lixões nos municípios.
Na Educação foram apresentados dados sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as polêmicas sobre a lei do piso do magistério, que é reajustado acima da inflação. "Ninguém é contra o aumento salarial, mas não existe recurso nos municípios. Além disto, devemos lembrar que não foi feita nenhuma complementação financeiras às prefeituras", destacou técnica da CNM que apresentou o painel.
Com informações da Agência CNM
LEIA TAMBÉM…
Pauta prioritária é apresentada aos prefeitos durante Marcha a Brasília
Presidente da Câmara assina instalação de Comissão que vai avaliar aumento do FPM
Prefeitos do Médio Vale participam de Marcha a Brasília
Executivo da AMMVI palestra em fórum de contadores
Prefeitos da Ammvi se preparam para a Marcha a Brasília