Para debater e deliberar acerca de assuntos referentes à cultura no estado de Santa Catarina, os membros do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – Congesc, ligado à Federação Catarinense de Municípios – Fecam, estarão reunidos nesta quarta-feira (23), na Fundação Cultural de Rio do Sul, das 9h às 16h30. Na ocasião, a AMMVI será representada pelo diretor de Cultura de Gaspar, José Gabriel Corrêa, e pelo diretor presidente da Fundação Cultural de Timbó, Jorge Ferreira.
Durante o encontro o grupo recebe José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura e do Projeto Bom de Ler Cidade Futura – Instituto Parati para falar sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura. Investir na formação e treinamento de bibliotecários, de professores como mediadores de leitura, na aplicação correta de recursos destinados às bibliotecas e projetos de incentivo à leitura são algumas das propostas para a elaboração e execução da Política Estadual do Livro e da Leitura.
Segundo Teixeira, o objetivo é viabilizar políticas públicas para o livro, a literatura, as bibliotecas e a economia da produção editorial catarinense. Para isso, o estreitamento da relação com o poder público e ONGs ligadas ao tema está no projeto que irá trabalhar a minuta da Política Estadual do Livro e da Leitura.
O grupo fará também um panorama dos encaminhamentos que ocorreram após o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que aconteceu em março deste ano, em São Francisco do Sul, que teve como principal ação a reivindicação da implementação do Sistema Estadual de Cultura para que os municípios possam receber os recursos federais.
A representatividade do Congesc no Conselho Estadual de Cultura – CEC será mais um dos temas do debate. O CEC foi criado pela Lei Estadual nº. 2.975, de 18 de dezembro de 1961, tem caráter consultivo e deliberativo e seus objetivos são discutir, deliberar e propor diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.
Entre os outros assuntos tratados está a proposta de trabalhos nas regiões, eleição do novo membro do Comitê Gestor e apresentação da Política Estadual de Museus.
Com informações da Ascom Fecam.