BLUMENAU – Em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, ocorrida na quarta-feira em Brasília, os 16 deputados federais e três senadores que representam Santa Catarina no Congresso Nacional debateram os resultados dos seis encontros itinerantes que a coordenação do Fórum promoveu no Estado este ano.
– Nos reunimos para sistematizar o enquadramento das emendas elencadas como prioridade em cada região do Estado – informa a senadora Ideli Salvatti, coordenadora do Fórum.
Ela explica que a bancada catarinense terá direito a 18 emendas no Orçamento da União para 2009, e que cada deputado poderá apresentar indicações de até R$ 10 milhões. Para o Vale do Itajaí, Ideli acredita que o contorno viário de Gaspar terá indicação quase certa, definida por consenso. Já as outras obras definidas como prioridade para a região – Viaduto da Via Expressa, Hospital de Gaspar e Aeroporto de Navegantes -, disputarão no voto, a chance de uma indicação junto com demais obras apontadas como prioridade em outras regiões de Santa Catarina.
Em relação ao valor individual das emendas, a senadora ressalta que este ano houve um aumento de quase 25% em relação ao ano passado, quando cada parlamentar indicou R$ 8 milhões em emendas.
– O presidente Lula deixou bem claro que vamos enfrentar a crise internacional crescendo, investindo, gerando mais empregos. Temos reservas para isso, nossa economia vive um bom momento – diz Ideli.
As prioridades do Vale do Itajaí foram discutidas no último dia 21 de outubro, quando a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense esteve em Blumenau para um encontro com lideranças da região. Reunidos no Teatro Carlos Gomes, parlamentares e representantes do Vale definiram que o viaduto da Via Expressa, em Blumenau, o aeroporto de Navegantes, o contorno viário e o hospital de Gaspar estariam entre as reivindicações a serem priorizadas no Orçamento.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11463.
Editoria: Política.
Jornalista: Rodrigo Pereira (rodrigo.pereira@santa.com.br).