Prefeitos apresentam projetos de prevenção de catástrofes

BRASÍLIA – Disposto a reduzir o problema causado pelas enchentes, o governo Lula vai elaborar um plano de investimentos para obras de prevenção no Estado. Estruturado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o pacote de ações deve ser divulgado pelo presidente na primeira semana de fevereiro.

Para elaborar uma lista de empreendimentos que poderão receber verbas da União, o governo federal convocou prefeitos de 14 cidades catarinenses. O critério do governo foi escolher municípios atingidos por enchentes que já tenham projetos prontos na área de drenagem.

Durante quatro horas e meia, no Palácio do Planalto, os prefeitos expuseram ideias de como prevenir os prejuízos causados por enchentes a técnicos dos ministérios da Integração Nacional e das Cidades, do Tesouro Nacional e da Casa Civil. Ao todo, o conjunto dessas obras está orçado em R$ 551,8 milhões (ver quadro).

Além dos prefeitos, também participaram os secretários estaduais Romualdo França (Infraestrutura) e Valdir Cobalchini (Coordenação e Articulação Política). As propostas catarinenses serão analisadas pela área técnica do governo Lula. O levantamento também vai incluir obras em municípios atingidos pelas enchentes em outros estados. O governo federal vai cruzar os dados fornecidos por todos os municípios para só então definir os empreendimentos que serão realizados. (Colaborou Robson Bonin)

Projetos (ANEXO 116)

A Situação (ANEXO 117)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11523.
Editoria: Política.