Estado registra 12ª morte pela gripe A

FLORIANÓPOLIS – A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem o 12º óbito em Santa Catarina em decorrência da gripe A. O paciente, de 17 anos, residia em Biguaçu, e veio a óbito no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis.

Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 24 de julho, foi internado dia 2 de agosto e morreu dia 11 de agosto. O rapaz era transplantado renal e teve como causas do óbito insuficiência respiratória aguda, pneumonia, linfoma de Burkitt e imunossupressão.

Com as atualizações de ontem no sistema de dados da Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE), o número de casos em investigação em Santa Catarina subiu para 2.672 e o de óbitos, para 92. Até o momento foram confirmados 12 óbitos, 209 casos da doença e descartados 327 casos inicialmente considerados suspeitos.

O Brasil está prestes a ultrapassar os Estados Unidos e assumir o primeiro lugar no ranking mundial de mortes por gripe A. Conforme os últimos boletins oficiais, os norte-americanos somam, até agora, 522 óbitos em função da doença – apenas 19 a mais do que o número registrado entre os brasileiros.

Mesmo com o ritmo de contágio em aparente queda na América Latina, especialistas acreditam que a estatística pode ser batida ainda esta semana.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11715.
Editoria: Geral.
Página: 13.