A pavimentação da BR-470 está em ótimas condições. A sinalização e a geometria da rodovia, porém, deixam a desejar, sendo consideradas regulares. Estas foram algumas das conclusões apontadas pela pesquisa Rodoviária 2009 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada ontem. O estudo avaliou os 359 quilômetros da BR-470 no Estado. Na classificação geral, a condição da rodovia foi apontada como regular.
Conforme os dados divulgados, a situação da BR-470 é compartilhada por outras rodovias do Estado: 60,2% das estradas em Santa Catarina estão em situação ruim, péssima ou regular. Há desníveis no asfalto, sinalização deficiente e apenas o pavimento compensa em parte os problemas.
Das 25 vias avaliadas, apenas 10 quilômetros da BR-376, entre Garuva e Curitiba (PR), foram considerados em ótimas condições. Mesmo assim, o Estado ocupa o quarto lugar no ranking das melhores estradas do país, subindo três posições com relação ao último levantamento, feito em 2007. A aparente contradição revela as péssimas condições da malha rodoviária brasileira. A análise em Santa Catarina foi focada em 43% dos 6,7 mil quilômetros federais e estaduais que compõem a malha local. O resultado final não é muito satisfatório, mas ainda está acima da média nacional.
BR-101 tem trecho classificado entre os 10 melhores do país
Técnicos que passaram 45 dias avaliando características de pavimento, sinalização e geometria das estradas brasileiras identificaram que 69% dos trechos no Brasil são regulares, ruins ou péssimos. As piores estradas estão em Roraima. A melhor malha rodoviária é a de São Paulo.
Em Santa Catarina as estradas federais ainda estão em melhor situação do que as estaduais. A BR-101, por exemplo, que ainda está em obras, apresenta um estado geral bom, com pavimento classificado como ótimo, mas sinalização e geometria são avaliados como regulares. O trecho que corta Florianópolis está classificado entre os 10 melhores do país.
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, é preciso mais investimentos em infraestrutura rodoviária, apesar de projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estarem em prática desde 2007. Andrade estima em R$ 2 bilhões o investimento necessário para que todas as estradas catarinenses alcancem a classificação de boas e ótimas. Em todo o país, o investimento estimado pela confederação chega a R$ 32 bilhões.
Saiba mais (anexo)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11770.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalista: Iara Lemos (iara.lemos@gruporbs.com.br).