O Hospital Regional Universitário deve começar a atender a comunidade até 30 de junho. Esta é a expectativa do reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel. Essa previsão otimista foi apresentada durante a semana às lideranças do Rotary Clube Blumenau Fortaleza e vereadores, quando também mostrou o projeto de instalação da unidade.
A agenda, que também contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR), Lúcio Botelho, foi organizada pelo vereador Beto Tribess (PMDB), presidente da Comissão Especial Parlamentar Temporária do Hospital Universitário.
O reitor João Natel explicou que, em um primeiro momento, a unidade atenderá como um Hospital-Dia e Central de Diagnóstico. Uma etapa que envolverá diretamente mais de 50 profissionais da área de saúde.
Vencida esta fase, o projeto será de ampliação da estrutura e articulação para buscar recursos para implantar um centro de referência em treinamento e atendimento em traumas, urgência e emergência. "O Hospital Regional Universitário nasce com esta vocação. Por sua localização estratégica, próximo das rodovias BR-470 e SC-474, socorrerá, com mais agilidade e propriedade, as vítimas de acidentes de trânsito", acredita o Beto Tribess.
Vistoria técnica
Durante a reunião, também foi definido que no próximo dia 18 de abril lideranças e autoridades farão uma vistoria técnica nas instalações do futuro hospital. A expectativa é que o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, atenda a convocação da Comissão Parlamentar para conhecer o projeto.
Também participaram da reunião, contribuindo com propostas, os vereadores Vanderlei de Oliveira e Vânio Salm, do PT, João José Marçal (PP), Helenice Luchetta (PSDB) e Antônio Veneza (DEM).
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 451.
Editoria: Geral.
Página: 14.