BLUMENAU – A população do Vale do Itajaí precisa permanecer em alerta hoje, quando o volume de chuva pode chegar a 200 milímetros, ultrapassando a quantidade prevista para setembro inteiro de 130 e 180 milímetros. O aviso foi dado depois de uma reunião com o governador Raimundo Colombo. Esta é a quarta vez que o Estado entra em alerta em menos de 40 dias.
A situação que mais preocupa a Defesa Civil Estadual é a de Rio do Sul, onde nove famílias foram removidas por medida preventiva. O nível do rio chegou a 6,42 metros às 22h – as primeiras comunidades alagam com 6,5 metros.
– Estamos em alerta porque vem muita chuva. O solo está bastante encharcado – ressaltou o governador.
Para controlar a elevação do nível do rio, o operador de barragem José Antônio Lenzi planejava fechar todas as comportas de Ituporanga durante a madrugada. Ontem, apenas duas, das cinco comportas, estavam fechadas. À noite, o percentual de ocupação da barragem era de 71,13%. A de Taió seguia com as as comportas abertas e 58,82% de utilização. José Boiteux, a maior da região, estava com 2,12% de ocupação.
Mesmo assim, a preocupação é com os alagamentos no Alto Vale. Ontem, famílias dos bairros Taboão e Santa Rita, em Rio do Sul, foram abrigadas no Centro Evangélico Rui Barbosa, no Bairro Sumaré, e na Igreja Católica do Bairro Bela Aliança.
Apesar de ainda haver previsão de chuva para amanhã de manhã, o tempo melhora durante o dia. Sábado o sol volta a brilhar, devido a uma massa de ar seco e frio que avança. Domingo, o tempo fica estável e sem chuva. O tempo seco deve permanecer por mais de uma semana no Estado. Deslizamentos são o que mais preocupa. O gerente de Monitoramento e Alerta do Estado, Frederico Rurdoff, orienta os moradores a ficarem atentos a movimentos de solo e rachaduras em muros:
– Se isso for observado, a Defesa Civil do município deve ser comunicada imediatamente. Níveis de rio a gente consegue monitorar, escorregamento de terra é mais difícil.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12317.
Editoria: Geral.
Página: 15.