Duplicação deve sair até o Natal

O trecho mais movimentado da BR-101 Sul, em Palhoça, deve estar menos congestionado durante a temporada de verão. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), os 4,5 quilômetros de pavimentação faltantes no lote 22 serão entregues antes do Natal. Só ficarão dois gargalos: o Viaduto do Pontal e o morro dos Cavalos.

Apesar dos sucessivos atrasos na obra, com primeira data de conclusão marcada para 2008, moradores e turistas têm o que comemorar. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sander Tavares, o tempo de espera nas filas durante os dias de festa, que chegam a virar a noite no Réveillon, devem diminuir em 20%. "Já percebemos uma melhora no feriado de 15 de novembro em comparação com os anos anteriores, quando a extensão do trecho duplicado era menor. Com certeza, vai melhorar no verão", aposta Tavares.

Segundo o Dnit, a duplicação está prevista para ser entregue até o dia 22 de dezembro, quando os operários do consórcio IECSA/Sulcatarinense/Momento entram em férias coletivas. O afunilamento ocorrerá no bairro Pontal, onde a faixa se torna simples sobre o único viaduto pronto – o outro continua em obras até março. Nesse ponto, o que ajudará a atenuar os congestionamento no sentido Sul-Norte é a terceira faixa, já concluída.

O outro trecho que continuará com pista simples será entre morro dos Cavalos, que só será duplicado com a construção de um túnel duplo – obra ainda não contratada -, até a ponte sobre o rio Maciambu. A travessia antiga continuará em obras até o fim do primeiro trimestre de 2012. "O motorista precisará ter cuidado redobrado no morro dos Cavalos. Ali continuará sendo o local de maior retenção de tráfego porque, além da pista simples, os caminhões seguem mais devagar. Até tem a terceira faixa, mas termina no meio da subida", alerta o policial.

Mesmo com boa parte da duplicação pronta, o trecho de Palhoça tende a ser o último a ficar com a obra totalmente concluída. Isso por causa da lentidão para começar a construção do túnel duplo do morro dos Cavalos, projeto que existe há mais de 10 anos e constantemente é modificado por questões ambientais e por estar situado em terra indígena. 

Veículo: A Notícia
Edição: 1332
Editoria: AN.Estado
Página: 16
Jornalista: Roberta Kremer

Comentar notícia