Com uma visão de futuro e o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional do Vale Europeu foi instituída, em 1969, a Amve. Composta atualmente por 14 municípios associados e reunindo mais de 820 mil habitantes, distribuídos em uma área de 4,5 mil quilômetros quadrados, a região caracteriza-se como a segunda maior em arrecadação do Estado.

Área total: 4.492.896 Km².

Altitude média: 104,5m.

Clima: mesotérmico úmido.

População total: 820.484 (estimativa IBGE 2021)

Densidade: 182 hab/ Km².

Infraestrutura

Os municípios são interligados por rodovias federais e estaduais, bem estruturadas e pavimentadas, ligando a região às principais capitais do Sul do país.

Florianópolis: 139 Km

Curitiba: 251 Km

São Paulo: 656 Km

Porto Alegre: 599 Km

As cidades possuem projetos de expansão para pavimentação urbana, sinalização, ampliação das vias de acesso e saneamento básico, contando com parcerias da iniciativa privada, governos estadual e federal.

A região também conta com completa estrutura portuária, facilitando as importações e o escoamento da produção, permitindo uma ligação direta com os maiores centros do Brasil.

Portos

Distância

Itajaí

48 Km

Navegantes

50 Km

São Francisco do Sul

106 Km

Imbituba

202 Km

Na região estão instaladas as usinas hidrelétricas de Salto (Blumenau), Cedros e Palmeiras (Rio dos Cedros) e Salto Pilão (Apiúna, Ibirama e Lontras), além de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

O gasoduto Brasil-Bolívia abrange algumas cidades do Vale, garantindo energia e otimizando custos para diversos segmentos da indústria, como o têxtil, metal-mecânico, cerâmico, de vidros e cristais.

Empreendedorismo

A colonização europeia, com destaque para a alemã e a italiana, concedeu aos moradores do Médio Vale o já conhecido espírito dedicado e empreendedor.

Em função do desenvolvimento econômico do Médio Vale, os municípios da região vêm se destacando no cenário estadual, mantendo bons índices de geração de emprego.

A diversificação da economia em ampliado consideravelmente o número de micro e pequenas empresas na região, demonstrando a vocação por novos e rentáveis negócios.

A flexibilidade econômica das cidades do Vale Europeu permite investimentos nas mais diversas áreas e segmentos. O grande destaque da região é a indústria têxtil, que conta com empresas reconhecidas internacionalmente pela qualidade de seus serviços e exportações.

Além disso, a região possui indústrias voltadas aos setores de alimentos, química, papel, plástico, granito, madeira, metal-mecânico e automação.

O comércio também é diversificado e apresenta inúmeras opções em lojas e centros comerciais, oferecendo o que há de mais atual e moderno no setor de vestuário, cama, mesa e banho, com estilos para vários tipos de públicos.

Com destaque nacional na prestação de serviços, a vocação turística e cultural da região permitiu o desenvolvimento do setor hoteleiro. Bares e restaurantes são conhecidos pelo bom atendimento e pela preservação da cultura regional. Além disso, a região abriga hoje um polo de informática, que vem sendo reconhecido nacionalmente.

Lazer

As oportunidades de bons negócios têm como pano de fundo a qualidade de vida e a preservação da natureza e da cultura.

O Vale Europeu oferece uma ampla área verde para turismo de contemplação e ecológico, belíssimas áreas com grutas, trilhas e cachoeiras, parques aquáticos e rica diversidade de fauna e flora, como também é referência em cicloturismo.

Na área cultural, a luta pela preservação e conservação do patrimônio arquitetônico, a existência de clubes de caça e tiro, festas regionais, manifestações populares, festivais de teatro e de música, artesanato e artes plásticas constatam a riqueza histórico-cultural trazida pelos colonizadores europeus.

Há ainda diversos atrativos, como shoppings, roteiros turísticos, cinemas, teatros, feiras, parques naturais, zoológicos, etc.. As belas praias catarinenses situam-se a pouco mais de uma hora dos limites do Médio Vale.

Viver e investir

O elevado padrão de qualidade de vida, a valorização do meio ambiente, a infraestrutura adequada e a motivação da população fazem do Vale Europeu, em Santa Catarina, um dos melhores locais para se viver e investir.

Quem investe aqui leva qualidade de vida também para seus negócios.

De Blumenau para:

Apiúna

58 Km

www.apiuna.sc.gov.br

Ascurra

48 Km

www.ascurra.sc.gov.br

Benedito Novo

49 Km

www.beneditonovo.sc.gov.br

Botuverá

58 Km

www.botuvera.sc.gov.br

Brusque

35 Km

www.brusque.sc.gov.br

Doutor Pedrinho

71 Km

www.doutorpedrinho.sc.gov.br

Gaspar

14 Km

www.gaspar.sc.gov.br

Guabiruba

55 Km

www.guabiruba.sc.gov.br

Indaial

26 Km

www.indaial.sc.gov.br

Pomerode

33 Km

www.pomerode.sc.gov.br

Rio dos Cedros

47 Km

www.riodoscedros.sc.gov.br

Rodeio

48 Km

www.rodeio.sc.gov.br

Timbó

34 Km

www.timbo.sc.gov.br