A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) é uma entidade com o objetivo de fortalecer a autonomia dos municípios. 

A trajetória da Amve é marcada pela defesa dos direitos dos municípios, integração e desenvolvimento regional com vistas à uma administração pública moderna e transparente.

Atualmente compõem a Amve os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó

MISSÃO

Assessorar as administrações públicas municipais nas suas diversas áreas de atuação por meio da prestação de serviços e representatividade político-institucional, promovendo o desenvolvimento regional, a cooperação intermunicipal e a modernização da gestão pública.

VISÃO

Ser reconhecida como referência de Associação de Municípios no apoio e no assessoramento à ampliação da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios e na promoção do desenvolvimento regional.

 

VALORES

– Integração.

– Cooperação.

– Autonomia.

– Comprometimento.

– Transparência.

– Sustentabilidade.

– Moralidade.

 

NASCE A AMVE

A década de 1960 foi um período importante da história do Brasil. O país começava a decidir o seu futuro tomando decisões políticas para o crescimento da nação. Com tudo isso acontecendo, os prefeitos do Médio Vale do Itajaí perceberam que a região precisava de integração, que todos lutassem numa só direção. Assim, a Fundação Universitária de Blumenau (Furb) elaborou o Plano de Desenvolvimento Local Integrado em 1969.

No dia 23 de julho do mesmo ano os prefeitos realizaram a Assembleia Geral de Constituição, com a discussão e aprovação do Estatuto de criação da Associação. Nas dependências da Furb, em 2 de agosto de 1969, os prefeitos reunidos em assembleia aprovaram o Estatuto Social, a partir do qual a Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) constituía-se como entidade de apoio aos municípios. Em 2021, a Ammvi mudou seu nome para Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) como parte do reposicionamento institucional.

Fazem parte da história de criação da entidade, os municípios e seus prefeitos:

  • Ascurra: prefeito Gelindo Testoni;
  • Benedito Novo: prefeito Wilhelm Gellert;
  • Blumenau: prefeito Carlos Curt Zadrozny;
  • Botuverá: prefeito José Bônus Leitis;
  • Brusque: prefeito Antônio Heil;
  • Gaspar: prefeito Evaristo Francisco Spengler;
  • Guabiruba: prefeito Vadislau Schmitt;
  • Indaial: prefeito João Hennings Filho;
  • Rio dos Cedros: prefeito Tercílio Marchetti;
  • Timbó: prefeito Henry Paul;
  • Vidal Ramos: prefeito Ernesto Braz Barni.

Desde então, a Amve tem lutado pela integração administrativa, econômica e social dos municípios. A entidade defende os interesses do movimento municipalista, capacita os servidores públicos, assessora os municípios e fomenta o relacionamento entre estes e outras esferas governamentais. Muitas foram as conquistas ao longo destas décadas à frente de uma das regiões mais importantes do estado de Santa Catarina.