BLUMENAU – Dez prefeituras do Vale do Itajaí estão com inscrições abertas para concurso público e processo seletivo. Ao todo são oferecidas 938 vagas. As oportunidades destinam-se a candidatos de vários níveis de escolaridade, de alfabetizado a Ensino Superior. São para agentes de obras, comunitários de saúde, de trânsito, pedreiro, advogado e médico.
O salário pode chegar a R$ 9,4 mil, como é o caso de edital aberto em Blumenau. No município, há três processos seletivos em andamento para preenchimento de 239 cargos na administração direta e indireta. O maior número é para agente comunitário de saúde. São 165 vagas com salário de R$ 682. As outras opções da administração direta são para médico do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) (10 vagas) e para agente administrativo (20).
Na administração indireta as vagas oferecidas são para o Seterb (9 vagas), para o Samae (23 vagas) e para o Issblu (uma vaga de médico perito). As provas estão previstas para o mês de março. Inscrições a partir de 1º de fevereiro.
Em Timbó e Navegantes são 282 e 264 vagas, respectivamente. No município litorâneo as inscrições vão até 14 de fevereiro. Quem quiser concorrer a uma das vagas em Timbó precisa se apressar. O prazo termina amanhã. Neste dia também encerra o período de inscrição ao concurso público de Itajaí para preencher 30 vagas.
Em Rio do Sul, há um concurso em andamento para preencher 28 vagas para agente comunitário de saúde. O prazo de inscrição está aberto até dia 14 de fevereiro. Em relação ao concurso do ano passado, cancelado pela Justiça, a prefeitura ainda não definiu que posição tomar.
Pode chamar a empresa segunda colocada no processo licitatório – já que a vencedora, segundo a Justiça, não apresenta condições de fazer as provas porque está proibida de contratar com qualquer órgão público pelo prazo de três anos – ou cancelar as provas.
Caso a decisão for pela realização das provas, com a contratação de outra empresa, os candidatos ficam automaticamente inscritos, não necessitando de nova inscrição.
Se a opção for pelo cancelamento do concurso, os candidatos serão ressarcidos, recebendo o valor da inscrição com juros e correção. Este concurso oferecia 385 vagas. Estavam inscritos quase 10 mil candidatos.
Provas foram antecipadas porque é ano eleitoral
Como este é um ano eleitoral, as prefeituras estão antecipando os concursos por conta das restrições impostas pela legislação. Segundo a lei, para que o Executivo possa chamar os aprovados, é preciso que a homologação do concurso seja feita até três meses antes das eleições, ou seja, até o mês de julho.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12434
Editoria: Economia
Página: 8