BLUMENAU – O primeiro dia da integração entre os ônibus intermunicipais e o transporte coletivo de Blumenau foi calmo no Terminal da Fortaleza. O período de maior movimento foi pela manhã, antes mesmo da chegada dos passageiros das empresas Rainha e Verde Vale, que operam as linhas Belchior, Luís Alves, Alto Baú e Braço do Baú.
Mas a mudança de horários das linhas intermunicipais e as escalas operadas pelo Consórcio Siga preocuparam passageiros. A aposentada Lidia Luzia Sens, 58 anos, veio do Belchior para pegar o carnê do IPTU em Blumenau e teve dificuldade em se adaptar aos itinerários. Ela teve de esperar uma hora com a filha e o neto até pegar o ônibus da região central da cidade para o Terminal da Fortaleza, onde aguardava ontem o coletivo que a levaria de volta para casa, em Gaspar.
– Demora mais para chegar ao Centro de Blumenau. Também acho que deveria ter um ônibus às 10h30min para o Belchior, pois agora temos de esperar até as 12h – sugeriu.
Responsável pelo Tráfego do Consórcio Siga no Terminal da Fortaleza, Tommy Witte explica que os primeiros dias serão também de experimentação. Dentro dos ônibus e no terminal, funcionários orientaram e tiraram dúvidas dos novos passageiros.
– Mudamos alguns horários para adaptar a chegada dos veículos intermunicipais em uma das plataformas do terminal e conciliar com horários dos ônibus municipais – destacou Witte.
De acordo com o encarregado de tráfego da empresa Rainha, Jair Luzzi, as linhas de Luís Alves para Blumenau aumentaram e os horários foram modificados:
– Colocamos dois fiscais dentro de cada veículo para orientar e tirar as dúvidas dos passageiros. Está é uma mudança que vai dar certo, é só aguardar o período de adaptação.
Adiada por cinco vezes, por falta de acordo entre empresas da região e Consórcio Siga, a integração afetará outras duas concessionárias intermunicipais e os demais terminais urbanos, mas o cronograma de adesão ainda não foi definido.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12442
Editoria: Geral
Página: 16