Deputados e senadores catarinenses se reúnem hoje com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para tratar, entre outros assuntos, da duplicação da BR-470. Na quinta-feira, vereadores e lideranças blumenauenses seguem a Brasília com o mesmo objetivo.
Pressão necessária, claro, mas é bom lembrar: já publiquei neste espaço que o Ibama deve emitir o parecer sobre o projeto nos próximos dias. Se o fizer, que não posem de heróis nossos políticos dizendo que o documento só saiu por causa da pressão deles e das audiências desta semana. O parecer não depende delas. Dependia, sim, dos estudos complementares solicitados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em outubro do ano passado e que só foram entregues em abril, segundo o órgão ambiental.
A discussão tem de ser antecipada. Considerando um parecer favorável do Ibama, nossos representantes deveriam prever problemas nos demais passos e acelerar discussões e pressões que certamente serão necessárias no futuro próximo. Chega de correr atrás da máquina!
Data: 15 de maio de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12530
Coluna: Mercado Aberto
Página: 8
Jornalista: Francisco Fresard