O novo plano da duplicação

O trecho entre Ilhota e Gaspar deve ser o último contemplado na duplicação da BR-470. Já os outros três lotes – entre Navegantes e a BR-101, entre BR-101 e Ilhota e entre Gaspar e Indaial – poderão ter o processo licitatório aberto assim que o plano executivo dos trechos for finalizado, o que deve ocorrer entre julho e setembro. Segundo o cronograma anunciado terça-feira pelo ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, o lote 1, entre Navegantes e Ilhota, deve ser o primeiro a ser contemplado com as obras.

A exemplo do que ocorreu com a duplicação do trecho Sul da BR-101, iniciada em 2005, quando ela foi dividida em 14 trechos, cada lote da BR-470 será alvo de uma licitação. A intenção do Ministério dos Transportes, licitando trechos menores, é agilizar a duplicação, evitando que discussões judiciais durante uma única licitação atrasassem todo o processo.

– A ideia é que, à medida que os lotes sejam concluídos, se faça a licitação. Nas outras rodovias, se lançavam todos os editais de uma só vez. Agora será uma disputa isolada entre as empresas – avalia o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rio do Sul, Elifas Marques.

O solo argiloso e irregular da BR-470 em Ilhota transformou o trecho no mais crítico dos quatro existentes. Numa extensão de 26 quilômetros, os engenheiros do Dnit retiram amostras do solo para propor soluções que estabilizem a estrutura das novas faixas da rodovia. Com a necessidade de ampliar a análise do trecho, o Dnit vai precisar de mais tempo para a conclusão do projeto executivo da obra, necessário para poder lançar a licitação e escolha das empresas que executarão a duplicação.

Serão 74 quilômetros de rodovia duplicada, entre Navegantes e Indaial. O custo será de R$ 1,7 bilhão. A expectativa é que a execução da obra na BR-470 seja menos dramática do que o trecho sul da BR-101, nos 248,5 quilômetros entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O projeto foi finalizado em 1998, mas a ordem de serviço só foi assinada em 2004, quando chegaram recursos. A licitação da maior parte dos 14 lotes ocorreu simultaneamente.

Hoje, uma comitiva formada por lideranças empresariais e políticos do Vale vai a Brasília participar de uma nova reunião sobre a duplicação da BR-470, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Compõem a comitiva o deputado federal João Pizzolatti, que agendou o encontro, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, quatro vereadores blumenauenses e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Associação Empresarial de Blumenau e associações empresariais de Navegantes e Itajaí. (Colaboraram Ânderson Silva e Tatiana Santos) 

Data: 17 de maio de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12532
Editoria: Geral
Página: 18
Jornalista: Cristian Weiss

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