Santa Catarina tem os melhores estudantes de escolas públicas do país a partir da 5ª série. É o que pode-se constatar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem, 26, pelo Ministério da Educação. Pelo levantamento, os alunos catarinenses matriculados no ensino público (municipal ou estadual) lideram o ranking dos estados com a melhor média na 2ª fase do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e no ensino médio.
O Ideb é calculado a partir dos resultados da Prova Brasil, teste de Português e de Matemática aplicado em escolas públicas de 4ª a 8ª série. Também é levado em consideração um outro sistema de avaliação realizado a cada dois anos entre os alunos do ensino médio. Em uma escala de zero a dez, os estudantes de 5ª a 8ª série alcançaram 4,1 no Estado.
De 1ª a 4ª, Estado tem o 5º melhor desempenho
A pontuação do Estado é um pouco menor entre os estudantes do ensino médio. Os alunos alcançaram 3,5 no somatório das provas. O resultado levou Santa Catarina a dividir a liderança da lista com o Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
As turmas de 1ª a 4ª série também conquistaram boas notas. Mas a média de 4,3, melhor pontuação entre as três avaliações, colocou Santa Catarina em quinto lugar neste outro ranking. O Estado, no entanto, se manteve acima da média nacional nas três categorias avaliadas pelo Ideb.
Mesmo reconhecendo os bons resultados obtidos pelos estudantes catarinenses, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, ressaltou que os números estão longe da meta fixada pelo Ministério da Educação. A intenção é que, até 2021, os alunos matriculados até 4ª série cheguem à média 6, o que equivale aos padrões de aprendizagem de países desenvolvidos. Na Finlândia e Holanda, por exemplo, a média é 7.
O objetivo é que a média 6 seja alcançada pelos estudantes matriculados na 8ª série em 2025. Os estudantes do Ensino Médio terão que atingir a mesma nota em 2028.
As divisões |
Ensino infantil: até o pré-primário |
Ensino fundamental: 1ª a 8ª série, equivalente ao antigo 1º grau. A primeira fase (1ª a 4ª série) corresponde ao antigo primário e, a segunda fase (5ª a 8ª), ao ginásio. |
Ensino médio: 1º ao 3º ano, equivalente ao antigo 2º grau |
Educação básica: engloba os ensinos infantil, fundamental e médio |
Para que serve Ideb? |
> O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o novo mecanismo de indução de qualidade. |
> Os dados que ilustram o Ideb são de 2005 e deverão ser recalculados a cada dois anos. É com base nesses dados que o Ministério da Educação planeja monitorar os avanços dos municípios. |
> Para cada estado e município, foram fixadas metas bienais, levando em conta separadamente o desempenho das escolas municipais e estaduais. |
> Levando em conta o novo Ideb, divulgado ontem, o governo quer repassar R$ 1 bilhão extra aos mil municípios com ensino de pior qualidade no Brasil. |
Fonte: Jornal Diário Catarinse, dia 27 de abril de 2007, edição 7686, por Rosane Felthaus.