Os 14 prefeitos das cidades integrantes da Associação do Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) se reuniram na manhã desta quarta-feira para discutir a compra da vacina contra da gripe A para imunizar a população. Depois de ouvir o prefeito João Paulo Kleinübing, de Blumenau, os outros concluíram que não haveria tempo hábil para combater a doença no período crítico.
O presidente da Ammvi, o prefeito de Rodeio, Carlos Alberto Pegoretti, explicou que se conseguissem um laboratório com estoque suficiente para comprar vacinas para todos os municípios, demoraria pelo menos um mês para o medicamento chegar nas secretarias de saúde. Até montar a logística de vacinação e o medicamento fazer efeito, o que leva cerca de duas semanas, levaria mais um mês.
– Daqui a dois meses, a fase crítica da surto da gripe A já terá passado e não fará mais sentido vacinar. Decidimos não investir na vacina, mas continuaremos monitorando os casos. A gripe está sendo tratada com prioridade por todos – declarou Pegoretti.
Até esta quarta-feira, foram registradas 30 mortes em todo o Estado pelo vírus H1N1. Em Blumenau, a sexta morte foi confirmada nesta manhã, uma mulher de 46 anos que morreu no sábado.
Data: 20 de junho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina