BLUMENAU – Um material para guardar ao lado de outros documentos importantes, como a carteira de identidade e certidão de nascimento. Moradores de bairros atingidos por enchentes começaram a receber, ontem, o kit de informações contra cheias, produzido pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops) e Defesa Civil. O kit é formado por uma folha com o Plano Individual de Prevenção de Enchentes, a nova cota para cheias do bairros e uma cartilha com orientações.
Segundo o secretário da Defesa Civil, José Egídio de Borba, a campanha tem como objetivo alertar os moradores sobre quando sair de casa em caso de enchentes, justamente para ninguém ser pego de surpresa:
– Na última enchente, em setembro de 2011, muitas pessoas tiveram dificuldades em saber quando deixar a moradia. É importante que os moradores saibam em quantos metros do rio a casa será inundada.
Borba reforça que, quanto mais cedo agir, menos danos o morador poderá sofrer. O coordenador da revisão da cota de enchentes do Ceops, Ademar Cordero, destaca que a medição passou por alterações e, por isso, é preciso que todos olhem com atenção o material entregue:
– A enchente não acontece todo ano e as pessoas esquecem, ao passar do tempo, qual a cota limite para deixar o imóvel.
A distribuição começa pelos bairros da Velha e Itoupava Central e seguirá para os demais bairros, mas somente nas regiões de enchente. Nesta primeira etapa serão 2 mil exemplares. Um mapa com a cota revisada de enchente também será disponibilizado, futuramente, nas páginas do Ceops e Defesa Civil, na internet.
Moradores devem conhecer melhor o fenômeno
Um dos responsáveis pelo levantamento dos dados no Ceops, Júlio Cesar Refosco diz que é importante que se crie uma cultura de enchente, uma vez que a cidade sempre conviveu com o problema. Para isso, é importante que toda a população conheça melhor o fenômeno e saiba atuar no momento certo. Outra dica importante é lembrar até onde a água atingiu a residência.
– Para tornar a cota ainda mais fiel, é importante que os moradores memorizem a marca da enchente. Achar que foi 30 centímetros menor ou maior, para a medição, faz toda a diferença – comenta.
Ele lembra que, em 2011, muitas pessoas tiveram dificuldades em informar em que nível chegou a água dentro de casa. A orientação do Ceops é que o morador faça um risco na parede e marque o dia em que o evento ocorreu.
CARTILHA |
A cartilha de prevenção a enchentes, que será entregue aos moradores de áreas alagáveis, foi elaborada pela Defesa Civil nacional e adaptada para Blumenau. Ela é dividida nos seguintes temas: |
– Defesa Civil |
– Divisão do município |
– Abrigos da Defesa Civil |
– Dicas de prevenção da enchente |
– Procedimentos em caso de enchente, deslizamentos e desabamentos |
– Alimentos, lixo e dejetos |
– Limpeza da caixa d'água |
– Segurança contra raios |
– Medidas preventivas para a proteção da propriedade |
Plano de prevenção |
O Plano Individual de Prevenção de Enchentes foi elaborado pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops) e tem como objetivo dar informações básicas para que a pessoa saiba em que momento deve retirar os móveis e sair do local que será atingido pela enchente. Todo morador também receberá o mapa com a cota revisada do bairro |
Data: 13 de julho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12581
Editoria: Geral
Página: 12