BLUMENAU – A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano será entre os dias 15 e 26 de abril, conforme definição do Ministério da Saúde. A vacina protegerá contra três tipos do vírus Influenza, incluindo o H1N1, e será distribuída na rede pública de saúde para o grupo de risco. O número de doses que cada Estado e município receberá ainda não foi divulgado. Em Blumenau, a estimativa da Vigilância Epidemiológica (Dive) é que o número de pessoas vacinadas seja 10% maior do que no ano passado, quando mais de 134 mil pessoas o equivalente a 43,2% da população receberam a dose.
Com a antecipação do início da campanha em 20 dias, o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi de Faria, espera que as pessoas mais vulneráveis estejam protegidas até o inverno. Para ele é importante que os portadores de doenças crônicas, que ainda não têm cadastro na rede pública, procurem o médico e solicitem a prescrição. A vacina começa a agir entre 15 e 20 dias após a aplicação. A duração da proteção varia entre seis meses e um ano.
– A estratégia não é usar a dose para reduzir o número de casos de doentes e óbitos, mas proteger as pessoas mais vulneráveis das doenças mais graves.
Higienização e hábitos saudáveis terão atenção especial na cidade
Em Blumenau, deve ser reforçada a campanha para higienização de mãos e a etiqueta da tosse e do espirro, com a intenção de evitar o número de casos de Gripe A do ano passado, que chegou a 64 confirmados e 11 óbitos. Até o fim da próxima semana, a cidade deve ter um levantamento do número de novos doentes crônicos que precisarão receber a vacina. Os doentes que se cadastraram no ano passado não precisam refazer o cadastro. No total, 47 unidades de Estratégia Saúde Família e sete ambulatórios gerais estarão aptos a vacinar.
Além da rede pública, seis clínicas particulares devem vender a vacina. O Hospital Dia do Pulmão, uma das empresas que fez a vacinação em 2012, encaminhou um pedido inicial de 3 mil doses, que devem ser entregues na primeira quinzena de março. Para o diretor técnico da instituição e pneumologista, Mauro Sérgio Kreibich, a preocupação é que os casos de gripe no Brasil ocorram antes do esperado. Isso porque os EUA já registram este tipo de caso, gerando facilidade de transmissão, já que há muitos brasileiros em viagem por lá.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12774.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Morgana Michels (morgana.michels@santa.com.br).