Nova reunião vai discutir construção de presídio

Uma reunião entre prefeitos do Médio Vale e representantes do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina, Deap, deve ser agendada até a próxima semana para retomar a discussão sobre a construção de um presídio no Vale do Itajaí. Uma das pautas principais promete ser a apresentação de opções de terrenos para receber a nova estrutura.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, César Botelho, afirma que o Estado não está direcionando a escolha do local para municípios, mas sim para locais com estrutura adequada para receber um presídio. Segundo ele, as últimas semanas foram de pouca movimentação para que as prefeituras pudessem estudar opções de terrenos. "Passado esse tempo, ainda em abril deve ocorrer mais uma reunião para já afunilar a questão do imóvel", antecipa.

Botelho ressalta que a maior preocupação é com as exigências básicas para o terreno, que deve ter área de pelo menos 50 mil metros quadrados para abrigar espaços como presídio, penitenciária e alas feminina e de regime semiaberto, além de ser mais afastado das áreas urbanas. "É um assunto urgente que deve ser resolvido, mas que também precisa ser estudado e discutido com técnicos e com a comunidade", afirma o secretário.

A partir da escolha, a discussão deve se concentrar em debates com a comunidade do município escolhido, com apresentação do projeto e das justificativas para a construção da nova unidade, o que pode estender o prazo para as etapas seguintes.

Veículo: Jornal Cruzeiro do Vale.
Edição: 1480.
Editoria: Geral.
Página: 8.