BRASÍLIA – Classificada como prioridade pelo governo do Estado, a Ferrovia do Frango, que ligará o Oeste catarinense ao Litoral podendo passar pelo Vale do Itajaí, corre o risco de virar realidade somente em 2016. No entanto, o governador Raimundo Colombo articula em Brasília maneiras de driblar a burocracia e fazer com que a implantação ocorra antes.
No próximo dia 6 de maio, será lançado o edital para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do empreendimento. A data foi acertada ontem em Brasília, durante reunião entre Colombo e o presidente da Valec, Josias Cavalcante. Acompanhado do secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchini, e de outras autoridades, o governador comemorou o que considera o primeiro avanço da proposta junto à estatal. Com a ferrovia, o escoamento da produção de aves e suínos até os portos catarinenses será facilitado, desafogando rodovias.
Pelo cronograma da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública responsável pelas obras de infraestrutura ferroviária do país, o projeto básico tem até 30 de novembro de 2015 para ficar pronto. Ainda assim, o governo catarinense estima o início das obras para o final de 2014. Não se sabe quem será o responsável pela construção: Valec, governo de SC ou parceria público-privada.
Traçado ainda não foi definido
A empresa responsável pelo levantamento será escolhida até 28 de julho e terá oito meses para concluí-lo. A partir do projeto, será possível definir o melhor traçado para a ferrovia.
Duas possibilidades serão analisadas. A primeira ligaria Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, ao Porto de Itajaí, passando por Chapecó. Já a segunda partiria de Erval do Oeste, chegando até o Porto de São Francisco do Sul.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12825.
Editoria: Economia.
Página: 11.