Nesta semana, de 25 a 27 de julho, prefeitos de toda a América Latina estarão reunidos para o maior evento internacional de municípios – o III Congresso Latino Americano de Cidades e Governos Locais. A expectativa da organização é de reunir em torno de 2 mil agentes públicos dos 20 países da América Latina, no auditório do Centrosul, em Florianópolis.
Realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Federação Latino-americana de Cidades (Flacma), com apoio de todas as federações do país, o encontro objetiva compartilhar experiências municipais de sucesso, oportunizar a obtenção de recursos internacionais para o financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento local e atrair investimentos para setores estratégicos do município.
Até hoje, 24 de julho, cerca de 100 representantes catarinenses – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais – já confirmaram sua presença no evento. A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) participará do Congresso e será representada pelos prefeitos de Benedito Novo, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, além do secretário executivo da entidade.
"Com certeza é uma oportunidade ímpar dos gestores municipais aprenderem com as novas culturas e as distintas realidades de outros países" afirma o presidente da Ammvi, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode. Para ele, o congresso oportuniza a inserção dos municípios em uma rede voltada à cooperação descentralizada.
O vice-presidente da República, José Alencar e a ministra de Turismo e ex-presidente da organização internacional Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Marta Suplicy, são uma das autoridades que já confirmaram presença na abertura do Congresso, que acontece nesta quarta-feira, 25, às 14h. Também participam da solenidade o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o presidente da Federação Catarinense de Municípios, José Milton Scheffer e demais autoridades locais.
No segundo dia do evento, acontecem as conferências sobre planejamento urbano participativo, cooperação técnica, meio ambiente, segurança pública, educação e saúde. Nestes painéis prefeitos de diferentes países apresentarão as soluções em gestão pública aplicadas nestas áreas.
Neste mesmo dia, as experiências municipais brasileiras estarão em destaque. O prefeito de Diadema/SP, José de Filippi Junior, apresentará o programa de segurança pública. Já o prefeito de Petrópolis/RJ, Rubens Bomtempo, demonstrará projetos de inclusão digital. Santa Catarina estará representada pelo prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que será o moderador do painel "O Meio Ambiente Sustentável: o Problema das Mudanças Climáticas".
No último dia do encontro, serão discutidas a inclusão digital, as metas do milênio e as políticas locais e associativismo municipal. As agências internacionais que financiam iniciativas municipais em vários países do mundo, como a Aliança de Cidades, a UM-Habitat, a Cifal-Unitar, a ART Iniciativa e o International Finance Corporation (IFC) também apresentarão seus programas no Congresso.
Confira aqui a programação do Congresso.
Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI (reprodução autorizada mediante citação da fonte)