O diretor de Resíduos Sólidos de Indaial, Alidio Tamanini, explica que desde 2011 há coleta diferenciada de resíduos sólidos no município. Existem dois projetos que garantem o descarte correto de móveis e eletrodomésticos. A Coleta Diferenciada de Móveis e Eletros em Desuso ocorre semanalmente. Por meio de agendamento, os moradores podem deixar mobiliário e equipamentos eletrônicos em um caminhão que passa nas casas.
– Outro programa é o Descarte Inteligente, Lixo Consciente, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no qual a população pode entregar eletroeletrônicos que não usa mais em pontos de coleta – afirma o diretor de Resíduos Sólidos de Indaial.
Em Blumenau, há dois programas que recolhem móveis e eletrodomésticos em desuso. De acordo com o gerente de Resíduos Sólidos, João Carlos Franceschi, dependendo do mobiliário, o Samae faz a coleta em casa e repassa para a Associação dos Trabalhadores Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis de Blumenau (Reciblu) fazer a triagem. A Secretaria de Desenvolvimento Social também recolhe móveis e eletros, mas esses devem estar em bom estado, pois são doados a famílias carentes.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12945.
Editoria: Geral.
Página: 13.
Jornalista: Fernanda Ribas (fernanda.ribas@santa.com.br).