Governador anuncia reforço de mais 3 mil professores

FLORIANÓPOLIS – A partir de 2014, o quadro do magistério estadual de Santa Catarina terá mais 3 mil professores efetivos, que serão chamados para todas as regiões do Estado. Aprovados no concurso público de 2012, eles tomarão posse em fevereiro de 2014. O anúncio foi feito ontem pelo governador Raimundo Colombo, com a assinatura do decreto que muda a forma de escolha dos diretores de escolas.

O concurso feito ano passado, após oito anos sem haver uma seleção, reuniu mais de 37 mil candidatos. Para o ano letivo de 2013, foram chamados 1.661 docentes.

O secretário Eduardo Deschamps reconheceu que 3 mil efetivos é um número pequeno em relação à quantidade de admitidos em caráter temporário – cerca de 20 mil ano passado -, mas justificou que foi o quadro possível de convocar. De acordo com ele, é preciso considerar que cada professor tem pelo menos 25 anos de carreira pela frente e que o número de alunos matriculados na rede tem diminuído.

O governador acrescentou que foi preciso ainda analisar questões financeiras, como o fundo previdenciário e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Escolas passam a ter autonomia para fazer pequenos reparos

A segunda chamada do concurso será feita em novembro, e só depois será definido para onde cada professor vai, já que eles podem pedir transferências de escolas.

O decreto que acabou com a indicação política de diretores escolares também garantiu mais autonomia para os colégios fazerem pequenos reparos. Cada um terá determinada verba disponível para que estragos pontuais sejam logo consertados, como vidros quebrados ou buracos em telha. As Secretarias de Desenvolvimento Regional estão providenciando recursos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12973.
Editoria: Política.
Página: 4.