O andamento quase invisível é natural no início de uma obra da dimensão da BR-470, segundo especialistas em construção de estradas. Isso porque é nessa fase que a empresa executora instala os canteiros de obras e faz topografia. Segundo o Departamento Nacional em Infraestrutura de Transportes (Dnit), a duplicação dos lotes 3 e 4 está exatamente nessas etapas. Para o doutor em Sistemas de Transportes Gilmar Cardoso, a fase inicial inclui serviços preliminares:
– Esta etapa inclui instalação do canteiro de obras, topografia, serviços de drenagem, retirada de árvores, até chegar na parte dos pavimentos. Mas precisa ter movimentação para fazer tudo isso. Não é normal que não se veja nada – observa.
O professor do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e mestre em Transportes Ricardo José Bertin concorda que a movimentação para instalar o canteiro de obras pode ser pouco visível se comparada a outros estágios, mas que os serviços de topografia devem ocorrer. No entanto, Bertin pondera:
– Mesmo com a licitação assinada, existe uma burocracia a ser observada. Claro que pode haver ansiedade de que iniciem as obras maiores, mas 90 dias é um tempo muito curto para fazer toda a mobilização.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12978.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).