Cobrir 25% da cidade com tratamento de esgoto sanitário. Esse é um dos objetivos da Prefeitura de Gaspar, que conseguiu na quinta-feira (24), aprovação de R$ 39 milhões do governo federal para iniciar as obras de saneamento básico na cidade. A verba é resultante do PAC II , que investirá R$13,5 bilhões em saneamento e pavimentação em projetos de 1.198 municípios brasileiros.
A proposta de Gaspar foi pré-selecionada e terá a confirmação após a entrega de documentos pendentes. O prefeito Celso Zuchi garante que a pendência não deve alterar o ritmo burocrático e que o contrato com a Caixa Econômica Federal deve ser assinado ainda neste ano, assim como o lançamento da licitação para empresa que executará os trabalhos.
"O projeto executivo está pronto e deve ser entregue no começo de novembro. Santa Catarina é o segundo pior estado em tratamento de esgoto do país e o projeto do Ministério das Cidades é fundamental para revetermos este quadro", afirma o prefeito.
Na primeira fase, as obras de esgotamento sanitário incluirão os bairros Centro, Sete de Setembro e Santa Terezinha, cobrindo 25% da população. A escolha desses bairros foi feita no Plano Municipal de Saneamento Básico de Gaspar, aprovado em 2010. O sistema inclui rede coletora, estações elevatórias e estação de tratamento.
Atualmente, Gaspar não possui tratamento de esgoto em nenhuma rua, situação vivida pela metade dos brasileiros. Em Blumenau, a cobertura deve chegar a 30%. Em Ilhota, também não há e um projeto está sendo feito para tratar do assunto.
Veículo: Jornal Metas.
Edição: 1041.
Editoria: Geral.
Página: A6.