FLORIANÓPOLIS – A Sulcatarinense Mineração, Artefatos de Cimento, Britagem e Construções Ltda. anunciou ontem a instalação de um segundo canteiro de obras para trabalhar na duplicação da BR-470 em Luis Alves. A empresa, responsável pelos lotes 3 entre Gaspar e Blumenau e 4 entre Blumenau e Indaial aguarda licença ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) para instalar na cidade uma usina de concreto e uma pedreira. O anúncio foi feito ontem durante reunião do Fórum Parlamentar Permanente pela Duplicação da BR-470, da Assembleia Legislativa, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A empresa aguarda liberação na Fatma para colocar em funcionamento o canteiro de obras no Km 67 da BR-470, em Indaial. O local vai abrigar o setor administrativo e a fábrica de pré-moldados. A expectativa é de que o documento seja emitido ainda nesta semana. Durante o encontro, o engenheiro responsável pela obra, Ricardo Chiapetta, admitiu que o prazo da duplicação pode atrasar:
– Pode ser que não seja possível terminar a obra no prazo de quatro anos. Talvez precisaremos de mais uns seis meses.
Seis meses é o tempo que a duplicação da BR-470 aguardou sem máquinas na pista desde que a ordem de serviço para os lotes 3 e 4 foi assinada, em 18 de julho de 2013 até a liberação da licença para gerenciamento da fauna e captura dos animais ser emitida pelo Ibama. Há 16 dias a Sulcatarinense iniciou os trabalhos com máquinas nas margens da rodovia, em Gaspar.
Apesar de ter vencido a maioria dos empecilhos ambientais, a obra segue apenas pela faixa de domínio da União. O avanço efetivo da duplicação depende da contratação da empresa que auxiliará nas desapropriações dos imóveis às margens da rodovia. O edital segue em aberto. Conforme a Sulcatarinense, seis propriedades sem moradias foram notificadas sobre a duplicação da BR-470. Por causa das desapropriações, a União e a empresa vencedora estudam mudanças no traçado em dois trechos.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13068.
Editoria: Geral.
Página: 21.