No próximo mês, a assinatura da ordem de serviço que seria o pontapé inicial para as obras de duplicação da BR-470 completará um ano. E o que a população viu até agora de trabalhos na pista, foi a terraplanagem nas margens da rodovia no trecho que começa no acesso ao Belchior Central, em Gaspar, até o Viaduto da Via Expressa, em Blumenau. Para agilizar as obras, duas ações importantes estarão sendo feitas pelo Dnit neste mês: a licitação para a empresa que fará as desapropriações dos lotes 1 e 2 e as obras de remanejamento da rede de gás.
Desapropriações
Para fazer todas as desapropriações necessárias no trecho entre o quilômetros zero e o 44 (lotes 1 e 2), o Dnit está contratando uma empresa para fazer o serviço. A licitação já foi lançada e os envelopes serão abertos no dia 24 de junho, às 10h, em Florianópolis. Por se tratar de um edital na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), acredita-se que a vencedora já poderá começar a trabalhar em até 90 dias.
O lote 1, que compreende o trecho entre Navegantes e Ilhota, já tem empresa contratada para as obras, com ordem de serviço, mas as máquinas ainda não foram para a pista. Já no lote 2, entre Ilhota e Gaspar, a vencedora ainda não assinou com o governo federal.
Gás
Está marcado para a metade do mês, um encontro do Dnit com a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) que definirá o início da execução das obras de remanejamento e proteção da rede de gás natural localizada às margens da BR-470.
A empresa Geometral Engenharia Ltda foi escolhida por meio de licitação para realizar 20 quilômetros de interferências no trecho do Km 0 ao 73 da rodovia BR-470 (entre Navegantes e Indaial). Destes, 10 quilômetros serão de remanejamento (desvio do traçado do gasoduto) e outros 10 serão de proteção (construção de lajes subterrâneas para impedir danos à tubulação). O investimento previsto, nessa primeira fase, é de até R$17 milhões, custeados com recursos próprios da SCGás.
A SCGás garante ainda, que não haverá problemas com o fornecimento de gás durante as obras. A alteração no trânsito nos trechos depende ainda de uma conversa com o Dnit.
Veículo: Jornal Cruzeiro do Vale.
Edição: 1104.
Editoria: Geral.
Página: A12.
Jornalista: Giovanni Ramos (jornalismo1@jornalmetas.com.br).