Timbó é o único município do Vale do Itajaí a receber sete policiais mulheres que se formaram sexta-feira em Florianópolis. Em Itapema, outras sete também irão trabalhar no município. Ao todo 202 novas profissionais vão começar a atuar na corporação a partir da próxima semana. As novas policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções ao longo de 35 semanas. No 13º Batalhão de Polícia Militar, em Rio do Sul, 27 mulheres participaram do curso, que teve início em novembro de 2013.
Elas tiveram aulas de Legislação, Técnicas de Policiamento Ostensivo, Defesa Pessoal, Ética e Relacionamento Interpessoal, entre outras. O comandante da 7ª Região Policial Militar, coronel Ilon Joni de Souza, explica que poucas inscrições foram feitas por mulheres que tinham o objetivo de trabalhar no Vale do Itajaí:
– Na região há uma maior dificuldade de preencher as vagas porque há outras oportunidades de emprego. Mas o comandante-geral está sensível a esta demanda, e nos próximos concursos as vagas deverão ser preenchidas nos locais mesmo onde há menos interesse para trabalhar.
Ele explica que a dificuldade de efetivo é estadual e não apenas na região do Vale do Itajaí.
– Sabemos da importância das três cidades-sede da 7º Região, que são Blumenau, Brusque e Rio do Sul, mas também existem dificuldades em outras cidades do Estado.
Pomerode e Indaial
Segundo o coronel, as sete mulheres que trabalharão no batalhão de Timbó também farão operações em Pomerode e Indaial. A escolha por Timbó faz parte de uma estratégia do comando-geral da Polícia Militar:
– É uma filosofia do comando-geral. Se essas sete policiais fossem pulverizadas nas cidades da 7ª Região não criaríamos impacto em cidade nenhuma. Como as cidades-sede de batalhão já receberam policiais no último mês – Blumenau recebeu 25; Rio do Sul ficou com 10 e Brusque, 15 – esses soldados serão distribuídos a nível de companhia em cidades menores.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13226.
Página: 15.
Jornalista: Fernanda Ribas (fernanda.ribas@santa.com.br).