You are currently viewing Prefeitos pedem apoio do Fórum Parlamentar Catarinense para pleitos dos municípios
Prefeitos entregam pleitos ao Fórum Parlamentar Catarinense.

Prefeitos pedem apoio do Fórum Parlamentar Catarinense para pleitos dos municípios

A bancada catarinense do Congresso Nacional esteve em peso, na noite de quarta-feira (17), no plenário 5 da Câmara dos Deputados, em Brasília, para reunião com os prefeitos de Santa Catarina. Com o plenário lotado, o Fórum Parlamentar Catarinense, presidido pelo deputado João Paulo Kleinübing, recebeu da presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, para debater assuntos que impactam os municípios.

A Fecam entregou aos congressistas durante o encontro uma lista com sete itens aos quais os municípios solicitam apoio dos deputados e senadores catarinenses. “Trouxemos uma pauta de assuntos importantes que atendem a todos os municípios, muitos dos itens dizem respeito a projetos que estão no Congresso e precisam da manifestação dos parlamentares”, coloca Adeliana.

Entre os itens está a mobilização para derrubar o veto presidencial sobre a lei do Imposto sobre Serviços (ISS). Com a derrubada haverá a alteração no destino do ISS arrecadado nas operações financeiras feitas com cartões de crédito ou débito, leasing e planos de saúde. Hoje, essas receitas estão direcionadas a cerca de cinco municípios do estado de São Paulo, onde ficam as sedes das operadoras. Com a mudança, o ISS – que é um imposto de competência municipal – iria para os municípios onde ocorreu a operação, ou seja, onde foi efetuada a compra.

Estima-se que com a mudança os municípios catarinenses receberiam R$ 228 milhões a mais por ano. “Não podemos perder esta vigília, é importante que o cidadão se engaje e contate seu deputado e senadores para alertar sobre a importância da derrubada deste veto”, apelou a presidente da Fecam.

Os municípios pediram também para que os congressistas auxiliem na aprovação da PEC nº 212/216 que prevê a prorrogação do prazo para o parcelamento dos precatórios para 10 anos. A inclusão do parcelamento da dívida dos municípios com o FGTS na Medida Provisória que amplia o prazo para o pagamento das dívidas previdenciárias e a celeridade na conclusão de obras estruturantes para o estado são outros temas para que o Fórum Parlamentar intervenha.

Solicitações dos municípios para o apoio dos parlamentares:

1.       Derrubada do Veto Presidencial nº 52 de 2016, para garantir uma distribuição igualitária dos impostos arrecadados nos serviços de plano de saúde, administração de cartões de crédito e débito e leasing;

2.       Prorrogação de até 10 anos do parcelamento do saldo de precatórios;

3.       Prorrogação do prazo para execução por parte dos municípios do Plano de Resíduos Sólidos;

4.       Abertura de editais pelo Denatran para captação de recursos para os municípios, proveninentes do Fundo Nacional de Segurança e Educação para o Trânsito – Funset;

5.       Inclusão de emenda à Medida Provisória nº 778/2017, para permitir o parcelamento da dívida dos municípios junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;

6.       Alteração do Decreto nº 3.358/2000, que intervém no direito minerário do proprietário em favor do município;

7.       Articulação para manutenção e continuidade das obras federais (alça do contorno viário da Grande Florianópolis, BR 116, BR 282 e BR 470).

Com informações da Fecam.