You are currently viewing Governo anuncia encaminhamento da Lei do Sistema Estadual de Cultura para Alesc durante posse do CEC

Governo anuncia encaminhamento da Lei do Sistema Estadual de Cultura para Alesc durante posse do CEC

No dia 4 de julho, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, anunciou que o projeto de Lei que institui o Sistema Estadual de Cultura (SEC), está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A organização do Estado dentro do Sistema Nacional de Cultura, é um pleito antigo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc). O assunto é recorrentemente nas Cartas emitidas pelos Fóruns Catarinenses de Gestores Municipais de Cultura.

O anúncio foi feito durante a posse dos membros do Conselho Estadual de Cultura que nomeou os 21 novos conselheiros que ficam no cargo até 2019. Roselaine Vinhas, até então presidente do CEC e secretária de Cultura de Chapecó, falou das conquistas do Conselho. “Foram anos de muitas lutas e alegrias e encerrar nosso mandato com a notícia de que o projeto de lei que, finalmente, institui o Sistema Estadual de Cultura vai para a Assembleia Legislativa, nos faz entender que entregamos o bastão com o dever e a missão cumpridos”, ressalta Roselaine. Ela ainda enfatizou: “esta é batalha do Congesc de muitos anos, sempre presente nas pautas debatidas em encontros estaduais, uma conquista sem precedentes tanto para o Congesc, quanto para o Conselho Estadual e um marco na história da Cultura Catarinense”.

Entre as nomeações do governo, manteve-se um representante do Congesc, assumindo a vaga a presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais, Nívea Maria da Silva Bücker, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. Este é outro pedido dos gestores municipais de cultura ao Estado, uma cadeira permanente do Congesc entre os membros do Conselho Estadual.

A democratização do CEC está presente nas Cartas emitidas pelos Fóruns Catarinenses de Gestores Municipais de Cultura desde 2011. Em dezembro 2013, durante a Conferência Estadual de Cultura, o Congesc teve sua primeira representação no Conselho Estadual de Cultura. Desde então o Congesc vem contribuindo dentro CEC através de sua representante e inserindo na pauta iniciativas de fortalecimento das setoriais da cultura enquanto política pública e contribuindo com ações que visam a melhoria e a democratização do acesso à cultura pela sociedade.

Com informações da Fecam.