You are currently viewing Universitários alemães contribuem com o ensino bilíngue em Pomerode

Universitários alemães contribuem com o ensino bilíngue em Pomerode

Pomerode recebe anualmente a visita de universitários alemães que vem ao Brasil através de programas educacionais, que tem como o principal objetivo melhorar e aprimorar o ensino bilíngue existente em escolas de nossa cidade.

Desde 2015 existe uma parceria com a Universidade de EMAU – Ernst Moritz Arndt Universität de Greifswald, no primeiro semestre deste ano Pomerode recebeu dois universitários alemães que além de acompanhar a rotina na sala de aula, elaboraram uma coletânea de atividades que serão sendo utilizadas pelos professores de Língua Alemã nas escolas onde a disciplina faz parte da matriz curricular do Ensino Fundamental.

Já no segundo semestre, dando sequência aos projetos parceiros, a Cidade Mais Alemã do Brasil recebeu outros quatro universitários: Josefine Eva Krause e Philipp Baranyai (pela parceria com a Universidade de EMAU) e  Franziska Bichler e Ann-Kathrin Krekeler, (pelo ENGAGEMENT GLOBAL gGmbH ASA-Program). “Os estagiários Josefine e Philipp estão acompanhando as aulas de alemão em algumas escolas de Pomerode, observando as práticas pedagógicas e contribuindo com reflexões e informações. São momentos muito ricos de troca de experiência entre professores e os estagiários”, afirma Ranice Dulce Trapp, coordenadora do Ensino Bilíngue no município.

Ranice explica que além da interatividade em sala de aula dois estagiários estão escrevendo um livro que servirá de apoio aos professores. “A Josefine e o Philipp estão escrevendo o livro de apoio para o professor de alemão do ensino regular. A Ann-Katrin e a Franziska estão na Escola Olavo Bilac com o projeto que as trouxe para cá. Elas têm trabalhado com alunos do 8º ano e 9º ano em parceria com as professoras Cinthia Samuela Maass e Daniela Amaral”, completa.

Recentemente os universitários foram recebidos no Salão Nobre da Prefeitura de Pomerode pela vice-prefeita Gladys Sievert, que na oportunidade parabenizou o trabalho desenvolvido por eles. “É de grande contribuição para os alunos da Rede de Ensino este contato e interação com os estagiários alemães, pois é um momento em que eles tem a oportunidade de dialogar com alguém nativo de língua alemã e trocar ideias e experiências, o que faz com que o aprendizado seja ainda mais proveitoso”, ressalta Gladys.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.