You are currently viewing Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social se formam em libras

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social se formam em libras

Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se formaram nesta quarta-feira, dia 22, no curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A solenidade ocorreu no Sesi, local onde o curso era desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria. Ao todo, 30 servidores que trabalham com atendimento à comunidade participaram e receberam certificado e um boton. 

A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio de uma iniciativa que partiu da Gestão do Trabalho após pesquisa realizada em 2016. “Várias perguntas foram feitas e uma delas era se eles possuíam domínio em libras. Dos 337 trabalhadores, apenas cinco afirmaram que sim. Além disso, individualmente os trabalhadores também já vinham demonstrado interesse nesse curso para a gente”, comenta Silvia Gadotti, psicóloga da Gestão do Trabalho.

O objetivo com a formação dos servidores é facilitar a comunicação entre surdos e profissionais do sistema, promovendo um atendimento de qualidade.

Puderam participar do curso trabalhadores de todos os equipamentos da Semudes e de todos os setores. Nitay Gustavo de Souza, que atua no setor de Programas Federais afirma que é gratificante ter concluído o curso. “Antes da capacitação nunca tive nenhum contato com libras, porém, em um dia, após o início do curso, encontrei um surdo na rua e consegui me comunicar com ele. Foi ótimol!”, afirma.

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.