A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) realizou na manhã de hoje (28), a sétima assembléia geral do ano. A reunião, que aconteceu no auditório da Associação (Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha), em Blumenau, contou com a presença de nove prefeitos dos municípios do Médio Vale.
Em pauta, assuntos como saneamento básico, movimento econômico, aspectos jurídicos e contábeis de encerramento de exercício, e transição de governo. A partir das 11h, o foco das discussões foi a duplicação da BR-470, o qual foi apresentado pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Estado, João José dos Santos.
Na ocasião, Santos apresentou o andamento da licitação do Projeto Executivo da duplicação da BR-470 no trecho Navegantes-Indaial, bem como o Estudo de Impacto Ambiental e o Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica.
A inclusão da duplicação da 470 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aconteceu em janeiro do ano passado. Em junho de 2008, o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em sua passagem pelo Médio Vale, fez o lançamento do edital de licitação do Projeto Executivo. Apesar dos atrasos e contradições nas previsões, o Dnit prossegue com a intenção de finalizar os três processos até o fim do primeiro semestre de 2009.
O presidente da AMMVI, Olímpio Tomio, prefeito de Indaial, afirma que a participação dos Chefes do Executivo dos municípios foi imprescindível, uma vez que o tema da BR-470 é de interesse de todos os gestores. "Além disso, em virtude do período eleitoral, a Associação ficou dois meses sem realizar assembléia. Agora, o momento é de retornar as discussões em prol do desenvolvimento regional e unir forças para que a duplicação realmente aconteça" destaca.
Para o debate sobre a BR-470, a AMMVI convidou ainda os presidentes do Poder Legislativo dos municípios do Médio Vale, e dirigentes de entidades associativas de Blumenau.
Fonte: Michele Prada/ASCOM AMMVI
LEIA TAMBÉM…
AMMVI aponta prioridades para orçamento da União 2009