O prefeito de Timbó, Oscar Schneider, decretou, na noite de terça-feira, dia 25 de novembro, estado de calamidade pública na cidade. A Defesa Civil do município estima que mais de 250 pessoas desabrigados (pessoas que saíram das suas casas e foram para abrigos), de desalojados (que abandonaram as residências e foram para a casa de parentes e amigos), e de moradores que resistem sair de casa, apesar do risco de deslizamento de terra.
De acordo com o presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil de Timbó, José Nazareno da Silva, o prefeito decretou estado de calamidade pública em razão das quedas de barreiras e diversos desmoronamentos e rachaduras em muros e casas. As áreas mais afetadas são: Travessão dos Tiroleses, Araponguinhas, Mulde Central e Rua Alfredo Hansen – Vila Gemer. O prefeito em conjunto com a equipe da Defesa Civil do município avaliou a situação e definiu pelo Estado de Calamidade Pública.
A grande preocupação do Governo de Timbó e da Defesa Civil é o de retirar as pessoas das áreas de risco, visando à preservação da vida. As pessoas estão sendo alojadas em escolas, salão de Igrejas, associação de moradores, entre outros. Neste sentido está sendo solicitada a colaboração das pessoas para a doação de roupas e calçados (em especial para crianças menores de 10 anos), cobertores, colchões, lençóis, alimentos não perecíveis, leite, entre outros.
Os mantimentos podem ser encaminhados ao Centro de Referência em Assistência Social, localizado junto ao Centro Social Urbano – Bairro Quintino.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó